terça-feira, abril 19, 2011

Os SVE voluntários novos - parte 2


Maja

Ola!

I am Maja from Slovenia, Ljubljana. I have 24 years old and after finishing my studies of Sociology I decided to come to Portugal on EVS. Soon I will go to Cabeça Gorda near Beja to association Carpe Diem, where I will work with children. I like to work with children, to cook, to travel, to do sports and of course having fun. I hope that working in Cabeça Gorda will be good experience, in which I will enjoy.




Annia

Olá, chamo-me Annia Costa. Tenho 25 anos e sou de Timisoara, Roménia.

No ano passado fui professora numa escola de uma aldeia.Ensinei geografia, inglês, história e educação cívica. Este ano, ensinei inglês a idosos. Considero-me trabalhadora, apaixonada pelo meu trabalho, amigável e optimista. Os meus hobbies são viajar, ouvir boa música e aprender línguas estrangeiras.
Eu escolhi este projecto de SVE na Cabeça Gorda, porque eu gosto muito de trabalhar com crianças. Também considero que viver numa aldeia é um grande desafio para mim. Eu nunca fiz isto antes, por isso vou ter oportunidade de obter uma visão mais próxima do que o que significa viver numa aldeia. Portugal é um país que eu sempre quis visitar. Estou fascinada com sua cultura, turismo e língua. Estou certa de que ficando aqui 9 meses vou poder conhecer bem este país.




segunda-feira, abril 18, 2011

Os SVE voluntários novos - parte 1


Magda

Olá, chamo-me Magda e sou da Polónia. Tenho quase 25 anos e agora estou a comecar o meu voluntariado na Rota Jovem. Vou ficar em Cascais até 21 de Setembro. Vou fazer algums projectos e actividades para jovens. Tenho uma imaginação louca e muitas ideias, espero que realizar pelo menos algumas.

Na Polónia fui tradutora de filmes, de programas ingleses e americanos. Gosto muito da cultura portuguesa, há alguns anos estou apaixonada pelo fado. Também gosto muito do Monty Python, Woody Allen, Sting e desde que cheguei a Portugal, pasteis de nata! :)

Estou muito alegre de estar aqui em Portugal e espero que a Rota também esteja contente por me ter aqui.





quarta-feira, abril 13, 2011

Rota Jovem no mundo virtual!!!

(...) Uma destas é a Rota Jovem, em Cascais. A Rota é uma das maiores associações juvenis na Área Metropolitana de Lisboa [e se calhar em Portugal, quem sabe?] e envia e recebe muitos voluntários do Serviço Voluntário Europeu (SVE). Já pensaram o que seria o OCC com a ajuda dos SVE? (...)

Queres ler todo o artigo? Clica aqui!

segunda-feira, abril 11, 2011

Adeus Clarissa!!!!!!

Dizer obrigada é tão pouco perto disso tudo!

Quando pensei em fazer algo diferente em minhas férias, de apenas um mês, nem imaginava que seria tão profundo e especial.

Não queria sair com um guia debaixo do braço e visitar pontos turísticos, fotografar sem parar, postar tudo no Facebook pra dizer que consegui ir a todos os lugares da moda de Portugal. O que buscava desde o início era conhecer esta cultura a fundo, perceber as semelhanças e diferenças entre o Brasil e quem o descobriu, conhecer pessoas e poder conviver com elas um pouquinho, ver como a vida acontece aqui de fato.

Com esta experiência, descobri que nós somos mesmo parecidos. E que os portugueses conhecem a cultura do Brasil muito melhor do que nós brasileiros conhecemos a portuguesa. A língua brasileira é a filha rebelde da falada aqui com diferenças marcantes e entonações muito distintas. Assim como os brasileiros, os portugueses (pelo menos os que eu conheci) são batalhadores, engraçados, carinhosos, beijoqueiros, receptivos, intensos e muito falantes.

Este mês passou voando mesmo! Mas felizmente acho que consegui contribuir para o crescimento da Rota, propondo novos projetos e trazendo idéias que julguei viáveis para que a Rota conquiste não só a União Européia, mas o mundo todo! : )

E como me propus a dar um pouco de mim nesta missão, a vida fez com que eu recebesse muito mais do que doei. Conheci pessoas maravilhosas, a começar pela Andreia que me hospedou em sua casa e a família apaixonante dela, que me tratou como uma verdadeira filha. E tantas outras que abriram as portas de suas casas pra mim e que fizeram questão de me mostrar a cultura daqui, as belezas naturais e turísticas, os doces maravilhosos, os peixes divinos, os vinhos, os costumes, enfim a vida portuguesa.

Na Rota pude também conhecer pessoas de outros países que me forçaram a desenferrujar meu inglês (ixi!) e a ver que mesmo falando línguas tão distintas, vivendo em lugares completamente diferentes, buscamos no fundo sempre as mesmas coisas ao sairmos de nossas casas e viajar por aí.

Sei que volto para o Brasil com uma bagagem muito especial. Estou mais crescida, mais independente, mais forte, mais feliz. Esta viagem só me mostrou que há pessoas boas em todas as partes do mundo, que há sempre coisas curiosas pra se conhecer e que o mundo é muito maior do que pensamos.

No final de tudo, agradeço a Deus pela oportunidade e a todos que fizeram parte desta experiência maravilhosa. Posso não ter visitado todos os lugares dos guias turísticos de Portugal, mas conheci algo que não está lá e tem muito mais valor para mim. Volto ao meu país cheia de saudades da minha família, do meu namorado, dos meus amigos, da minha São Paulo caótica, apaixonante, maravilhosa. Volto também com novos e bons amigos, com promessas de visita ao Brasil e ainda com a certeza de que a minha casa é o lugar perfeito para se voltar depois de aventuras como esta!

Já estou com saudades destas pessoas que me ensinaram o que é ser fixe e giro! Fogo!....hehehehehe

sexta-feira, abril 08, 2011

WOI - workshop Intercâbios

Queres acompanhar e dinamizar um intercâmbio internacional de jovens no âmbito do Programa Juventude em Acção? Sentes motivad@ para promover e desenvolver novos projectos, com qualidade e de acordo com os padrões e espírito “Rota Jovem”? Se a resposta é sim, deverias inscrever para este workshop! Junta-te a nos entre dia 29 de Abril (20h) à dia 1 de Maio (18h)
Mais informação: clica aqui