quinta-feira, fevereiro 07, 2013

Diogo Marçal, Letónia


Faz hoje precisamente um mês que cheguei a Kurmene para realizar o meu projecto SVE, pacata aldeia no interior da Letónia com cerca de 500 habitantes (e talvez apenas 300 durante os dias de trabalho). Habituado à vida nas grandes cidades, acabei por estranhar ao inicio o facto de viver num sitio onde não há um café, um restaurante ou um bar para ir com os amigos,  o facto de raramente ver pessoas da minha faixa etária, com excepção do meu mentor, e principalmente o facto de praticamente ninguém falar em inglês. No entanto com o passar dos dias fui me acostumando a este novo estilo de vida e agora já me sinto praticamente em casa e até já consigo pedir o que quero no mini-mercado (em letão claro).
Diariamente vou cerca de 45 min ao infantário, onde ensino algum vocabulário de inglês, organizo jogos, e algumas actividades de trabalho manual e desenho. No resto do tempo aproveito para organizar algumas actividades, como por exemplo um piquenique de inverno, com cerca de -20ºC mas que não impediu cerca de 4 horas de convívio à volta de uma fogueira, treinos de ténis de mesa e mais recentemente aulas de inglês e francês para adultos.
Já tive também a oportunidade de conhecer alguns voluntários vindos de toda a Europa  que estão na Letónia, partilhando imensas ideias e experiências, bem como organizar actividades em conjunto. Tem sido uma experiência fantástica e inesquecível e sinto-me tão feliz por saber que ainda tenho 5 meses pela frente!


Diogo Marçal





Laura Tavares, na Geórgia


Caros Arrotantes
გამარჯობა Gamarjoba da Geórgia
Começou a aventura de um ano de SVE em Rustavi, Geórgia.
Apesar do frio terrivel que aqui faz, para uma portuguesa porque os polácos parecem que estão na primavera, e das diferenças culturais tenho a dizer que escolhi um país fantastico cheio de oportunidades e uma associação que, por serem todos ex-SVE, tem atenção às nossas necessidades e estão abertos a todos os nossos projectos.
Os Geórgianos são simpaticos e apesar de eu não perceber nada do que dizem e eles não me perceberem a mim, pois russo é a segunda lingua e pouco falam de inglês, lá arranjamos maneira de comunicar e até já fiz amizades.
Rustavi é uma cidade calma mas fica a 20 Km da capital Tbilisi e de Marshrutka, o transporte tradicional da Geórgia, é facil e barato lá chegar. É mais barato ir a Tbilisi e voltar do que comprar 1 litro de leite que é uma reliquia aqui.
A Associação onde estou é muito aberta e muito activa a nivel de projectos e desejam construir uma ponte pela Europa até Portugal. Já cá coloquei a bandeira portuguesa mas estão abertos a receber mais voluntários lusitanos e até tem um modo de vida parecido connosco.
Caso estejam a pensar em fazer SVE estejam atentos pois a Geórgia é um país a descobrir.

segunda-feira, fevereiro 04, 2013

Rute Barbedo na Estónia


O que faz uma portuguesa na Estónia?” Era a pergunta recorrente no aeroporto, na rua, nas aldeias, no mercado, nos bares... Em Outubro, ela começou a perguntar-se sobre o que responder e, dois meses depois, aconteceu Invert to Alert.
Na Estónia, os voluntários coordenados pela organização não-governamental noOR tem direito a 20 euros por mês para planearem e porem em prática uma acção local relacionada com o seu projecto de Serviço Voluntário Europeu. Como voluntária na noOR, cujo principal objectivo é abrir janelas a pessoas com poucas oportunidades, decidi focar-me no campo das pessoas com deficiência, tomando este conceito como algo bastante amplo e subjectivo.
Invert to Alert foi, assim, um jogo de inversão das rotinas, do espaço, da interacção das pessoas com os lugares. Aconteceu no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de Dezembro, no maior centro comercial da capital estoniana (o Viru Keskus recebe 40 mil pessoas todos os dias, sendo que a cidade tem cerca de 400 mil habitantes).
Invert to Alert contou com a participação de 40 voluntários de vários países; três línguas – inglês, estoniano e russo –; um budget microscópico; e muita força de vontade. Mas não parou em 2012. A acção vai continuar nos próximos meses, abordando tópicos como a audição e o autismo. Para conhecerem melhor a acção, vejam o video e consultem o nosso blog (inverttoalert.wordpress.com).

Vê o vídeo em http://vimeo.com/58473099