segunda-feira, maio 18, 2015

Dia Internacional dos Museus - 18 de Maio



Hoje é Dia Internacional dos Museus. O ICOM - Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO) criou em 1977 este dia dedicado aos Museus e em 2015 a temática é a Sociedade Sustentável

Os museus são cada vez mais (e procuram ser) espaços dinâmicos e abertos a todo o tipo de público, com diversas atividades nas mais variadas áreas. Vamos aderir a este dia e visitem um museu (hoje e sempre)!

Há imensas atividades marcadas para o dia e a noite de hoje um pouco por todo o país e podem consultar parte da programação oficial no site da Direcção-Geral de Património Cultural.

Aventurem-se por novas portas de História, Arte e Conhecimento!


@ arrotante do momento!:




Chama-se Isaura, mas todos a tratam por Isa. Muito curiosa, sonhadora e calma…é o que dizem! É apaixonada por livros, bibliotecas, séries de tv, viagens e por voluntariado. Qualquer dia escreve um livro e planta um árvore! Acredita no amor e na justiça. Cada dia é uma nova oportunidade para aproveitar a vida ao máximo e conhecer o mundo!



terça-feira, maio 12, 2015

COSTA RICA, COM CHEIRINHO A PANAMA: A curiosidade de descobrir o que verdadeiramente me desperta.

E vão três. Muito tempo, pouco tempo? Às vezes parece uma vida inteira, outras um pedacinho de uma vida inteira. No início havia a vida e a viagem! Agora fundiram-se não em forma, mas em estilo… A curiosidade, os estímulos, a realização, a liberdade, a descoberta! 




Em quase poesia posso dizer que neste tempo me sinto livre, para realizar a curiosidade de descobrir o que verdadeiramente me desperta. A intensidade da experiência é constante mas é preciso tanto de energia, como de altitude para manter o voo. A planagem acontece quando em vez de gastar energia é possível gerar energia.


Costa Rica! Este nome é brilhante… E eu segui-o à risca porque do interior pouco conheci. Entre a selva de Monteverde, as praias de Montezuma e os macacos de Manuel Antonio só o Corcovado não começa por M, todavia junta os três anteriores! Entretanto San Jose é a capital que realiza comercialmente, a contrapartida natural do resto do país.


Logisticamente a despedida da América central foi pelo Panamá. O Panamá é a terra dos panamás. Parece lógico, verdade? Pouco mais conheci senão um pouco de Gunayala. Uma comunidade independente, perdida ou encontrada, nas ilhas paradísicas do Caribe e que conserva os costumes e identidade ancestrais. Fiquei com a certeza de que chapéus há muitos, mas este tem uma forma muito especial!


A boca cheirou a banana, papaia e granadia. As frutas tropicais são uma imagem de marca e as referidas…as mais baratas! Como é que se percebe que estamos num país tropical? Quando entramos numa mercearia e a maça é a fruta mais cara. Na maior parte do tempo cozinhei as minhas refeições por razões económicas, mas seguramente não perdi nenhuma perola gastronómica costa-riquense.


A mente saboreia o conceito Pura Vida. Os Ticos ou costa-riquenhos dizem “Pura Vida!” a toda a hora, no início não compreendia, apenas observava… Mais tarde natural ou culturalmente surgiram momentos, em que sorri e desejei do fundo do coração Pura Vida! Porque te desejo um bom dia. Porque te agradeço. Porque gosto de ti. Porque nunca mais te vou ver. Porque este momento fica para sempre. Pura Vida! explica isso tudo sem grandes complicações.




Os olhos vivem uma surpresa em Gunayala. Mais que o privilégio de conhecer este sítio, foi conhece-lo por acaso. O fator surpresa intensifica, o fator realidade deslumbra. A realidade de uma comunidade organizada, consciente e natural. Na vida, na morte, na união, no trabalho, na arte e no tempo! Para mim, um dos conceitos mais inspiradores de qualidade e de vida.


O estilo da minha viagem ganha muitas vezes a forma do acaso. Assim descubro e experimento o mundo…com a certeza que posso pisar onde já outros pisaram, mas esta é a minha pegada. A alegria única dos meus passos. A beleza genuína dos meus olhos. Aquilo que faz desta experiência uma descoberta não de um, mas de dois mundos!



PARAGENS ANTERIORES: Guatemala | México

@ arrotante do momento!:
JOANA Há 27 anos que quando chamam por Joana, eu respondo. Acredito que pouca coisa acontece por acaso e gosto de escolher o caminho que piso. Entre os deportos de aventura, o desenvolvimento comportamental, o turismo e a psicologia tenho passado boas experiências e aprendizagens.. Acompanha a restante viagem em Ladybug in Latin America