segunda-feira, agosto 09, 2010

SVE em Cabo Verde: ouçam lá!



A Rota Jovem enviou, em Maio deste ano, 5 magnífic@s voluntári@s para a ilha de São Vicente em Cabo Verde. Já devem ter vindo a acompanhar as suas experiências, através dos blogs pessoais divulgados num post anterior no blog da Rota...

Pois bem, passaram-se 3 meses (meio tempo) de Serviço Voluntário Europeu, acolhidos pela Associação Amigos do Calhau e colaborando com diversas organizações locais na área da Animação, Associativismo e Apoio a Eventos, Ambiente e Cooperação para o Desenvolvimento. Foi tempo de reflectir e avaliar o que já aconteceu e pensar no que ainda virá a acontecer. De 31 de Julho a 3 de Agosto participaram na Avaliação Intermédia do SVE e desafiámo-los a escrever um texto para partilhar neste blog.

Deixamo-vos os testemunhos na primeira pessoa, sobre as suas experiências, a terra, as gentes...:


Olá família arrotante!!!
Escrevo-vos de terras Cabo-verdianas para partilhar convosco um pouco desta aventura que tem sido o SVE!
Estou em S. Vicente durante 6 meses e durante esse tempo estou a colaborar com uma organização chamada Amigos do Calhau – uma ONG pequenina localizada numa vila piscatória.
Desde que cheguei tem sido uma constante adaptação: ao clima, às gentes, às tarefas e ao tempo! Mas tudo isso é uma experiência intensa, que nos faz crescer a cada dia um pouco mais…
Vir para Cabo Verde foi sem dúvida uma oportunidade para poder contribuir mas mais do isso, tem sido uma oportunidade para receber!
Desde que cheguei tenho aprendido muito sobre como lidar com os outros, a viver numa sociedade diferente da nossa, tenho aprendido também sobre outra realidade e isso é fundamental para crescer mais completa e consciente do mundo que nos rodeia.
Cabo Verde tem as suas riquezas e a cada dia vamos descobrindo um pouco mais e ficando mais apaixonados por esta terra!

~*~Ana Ferreira~*~


Perante a proposta de partilhar convosco a experiência que estamos a viver em Cabo Verde, deparo-me com 3 meses passados com as emoções ao rubro.
Têm sido meses de partilha, de sensações alucinantes, cores fortes, cheiros característicos. Têm sido meses de uma vivência especial acompanhada de pessoas e ambientes que se tornaram na minha nova zona de conforto, aquela que é a nova casa de 6 meses e que arrisco dizer a segunda casa “para sempre” (e quem me conhece sabe que “para sempre” é muito tempo)!
Há dias em que os dias têm demasiadas horas. Há dias em que os dias correm no tempo.
O importante a reter é que o turbilhão fervilha dentro de mim. O tempo passa e sou cada vez mais eu aqui.
O texto queda-se incompleto… nem tudo se consegue transmitir e o calendário ainda vai a meio!

~*~Cristina Moreira~*~


Estou a meio do meu SVE, aqui em Cabo-Verde e estou a adorar! Adoro o país, adoro sentir onde estou e tenho aprendido imenso. Mas também tenho a sensação que ainda há imensa coisa a aprender, a ver e fazer. O tempo de voluntariado parece-me cada vez mais curto… Comentei com os meus outros colegas voluntários que somos uns afortunados nesta experiência. Pela experiência em si, pelas pessoas magníficas que encontramos ao logo do caminho, por “ver” melhor e por ver mais longe. Estamos todos diferentes, mais ricos e os horizontes mais alargados.
É uma experiência intensa, porque às vezes é difícil assimilar tudo o que vemos e tudo o que pensamos. O mais arriscado talvez seja desenvolver um pensamento utópico, demasiado longe da realidade. Porque quando passamos esta experiência julgamos ser capazes de enfrentar o mundo de braços abertos.
Desafios geram mais desafios… (bonitos)

~*~João Pedro Rodrigues~*~


Cabo Verde é 1 país estranho. No mapa, isolado do mundo. Na realidade ligado a quase todo o lado. Resultado da mescla de culturas e forte emigração, têm influências de todos os continentes, e claro, uma estreita ligação com Portugal. É como andarmos pelas ruas da nossa terra, mas em África. Aqui há muitas coisas já feitas, e muitas mais ainda por fazer. Um país de contrastes, necessidades, paisagens imponentes, e mar, mar, mar… Um povo acolhedor num estado de transição para um mundo novo.
Aqui é o mar que dita o ritmo, e é esse ritmo que dita a vida. E agradeço à Rota Jovem por ter posto Cabo Verde na minha.

~*~Nuno Barros~*~





Oiá, um ta falando de São Vicente…

Esta que nos recebeu como família, onde estar vai para além do conforto, onde apesar das nuvens não deixarem pingar água que tanta falta faz, as raízes vão já fundas e prometem muitas Primaveras antecipadas, onde os sonhos nascem e ganham asas…

~*~Susana Castro~*~