No passada semana, na FIL, Feira de Internacional de Lisboa celebrou-se mais uma edição da Futuralia e a Rota Jovem marcou a sua presença. A Futuralia é uma feira de oportunidades jovem, onde os jovens têm a oportunidade de ter uma maior percessão do mundo de oportunidades que os rodeia, desde cursos profissionais ao ensino superior, passando por oportunidades no estrangeiro.
A Futuralia está dividida em dois pavilhões, no Pavilhão 1, onde os animadores da Rota Jovem fizeram animação para o stand da Agencia Nacional, disfarçados de Erasmus, Leonardo Da Vince, Cormenius e de Gruntdvig, representando cada um deles um projecto do "Programa Aprendizagem ao Longo da Vida".
O trabalho do animador era interagir com os visitantes, de modo a dar a conhecer o programa e os projectos em que cada pessoa pode participar, os projectos variam conforme a idade das pessoas (Sem limite de idade) e conforme o que cada pessoa procura.
Para mim, participar nesta actividade com a Rota Jovem, foi muito interessante pois desenvolvi aptidões que até à data estavam um pouco enferrujadas, ao falar com diferentes pessoas, de diferentes estilos e idades, vestido com roupas do Séc. XVII, vestido tipo padre, de biblia na mão e a dizer que me chamava "Comenius", que não sabia onde estava, nem o que estava ali a fazer, não é tarefa muito fácil.
Tive de meter certos esteriotipos e medos de parte, tive de desenvolver rapidez de resposta e formas de argumentação a certas provocações, de modo a puder passar a mensagem sobre o programa de forma clara e sem fugir à personagem, e ter a certeza que mesmo que aquele jovem tenha gozado comigo naquele momento por eu estar com aquelas vestes, um dia mais tarde, quando estiver interessado irá lembrar-se de que afinal o que eu lhe disse sobre o projecto era verdade e possível de ele realizar.
Andre Portugal (Voluntário)