segunda-feira, março 12, 2012

Eveline Évora em Colónia, Alemanha

Olá pessoal desculpem a demora, mas queria mandar umas fotos do trabalho que tenho andado a fazer, mas não é possível a minha máquina já estragou como eu já  tinha dito… mas dá para ver a Catedral de Colónia.
De resto está tudo bem, aprendi tantas coisas sobre mim nesses dois meses que eu ainda não sabia, qualidades e actos que não tinha executado,pessoas que conheci, conheço e vou conhecendo teêm feito diferença na minha vida, em todos os sentidos, crianças com quem trabalho teêm me ensinado que a língua não afasta as pessoas, todavia, assumo a minha gradidão perante elas, como costumo dizer  elas são  Geduldig uma das primeiras palavras que aprendi em alemão, pacientes e sensíveis  fazem com que eu não perca o gosto  de ir trabalhar.
 Fizemos em conjunto máscaras para o carnaval com pacotes de leite, o tema era o ambiente, para festa que aproxima estamos a preparar um colho gigante e o tema é o amor…dependendo das suas culturas muitos não comemoram esse dia.
Tenho andado a arranjar  estratégias para compreender e vivenciar a realidade das suas culturas porque ao todo são de 14 culturas diferentes incluindo Alemanha. Cada vez mais me sinto mais motivada em estar neste meio, já passei a fase da “vitimização” que era o obstáculo da língua. Numa escada de 50 degraus sinto que já subi 4 degraus porque agora não só os  percebo como também já falamos a mesma língua…Partilho a casa com pessoas que no dia a dia proporcinam o meu bem estar , não só voluntários ,como estudantes, trabalhadores  e homens do  clero… gente humilde e respeitadora sinto que já  somos uma família..

Eveline Évora

 

segunda-feira, março 05, 2012

Estagiários Leonardo Da Vinci já começaram os seus projectos!


Luca, Ana (Coordenadora LDV), Cristina, Matteo e Emilia
Luca
Bom Dia! Até ao momento a minha experiência em Portugal tem sido muito interessante: descobri alguns lugares bonitos, como o Farol de Guia, a praia do Guincho, que é um pouco selvagem, e tenho feito as descobertas sempre de bicicleta!
O curso está a decorrer regularmente e eu estou cada vez mais apaixonado pela aprendizagem do idioma Português. É muito interessante achar que no Português muitas palavras são iguais ao italiano, embora, evidentemente, se pronunciem de forma diferente. Finalmente, estou muito feliz com o método de ensino seguido pelos nossos Professores e é bom interagir com as pessoas que se encontra por aí no país.... 

Cristina
Neste primeiro mês de minha estadia em Lisboa, eu tentei chegar à cidade para a fazer minha! Eu fui visitar em Lisboa e visitei Alfama, Bairro Alto, ouvi a música portuguesa Fado num  local histórico da cidade, visitei o Museu do Design e todo o centro. Também visitei Belém, Carcavelos, São Pedro do Estoril e todas as praias melhores que há aqui!  Aos domingos, normalmente vou apanhar sol na praia e ver os surfistas com minha amiga Emilia! 
Já comecei  meu estágio no Museu do Azulejo: inicialmente estudei as obras e a história do museu e, em seguida, comecei a trabalhar num projeto que foi concebido para crianças e em que se tenta ensinar a arte de um modo fácil e criativa.  


Matteo
Olá, chamo-me Matteo Tangi e sou um eco-designer. Estou a fazer o programa Leonardo Da Vinci aqui em Lisboa porque em Itália é quase impossível trabalhar como eco-designer, mas aqui encontrei muitas realidades que trabalham com uma ideia de sustentabilidade e ecologia também.
Agora, em particular, estou fazendo o estágio com duas organizações diferentes: uma chama-se Remix e trabalha no Bairro Armador fazendo workshop de redesign e ensinando as pessoas como fazer novos objetos útil utilizando objetos lixos, outra chama-se Common Ground e é uma empresa inglesa que trabalha em Lisboa também para projetar e realizar brinquedos biodegradaveis e sustentáveis, colaborando com a associação João de Deus que tem uma ludoteca itinerante nos lugares mais pobres e difíceis da Amadora, como o Bairro 6 de Maio. Agora estou no princípio do trabalho e estou apreendendo a realidade local e como mover-me, mas pronto a poder trabalhar activamente!

Emilia
Olá! O meu nome é Emilia, sou de Turim, Itália, Torino, tenho 25 anos e acabei recentemente o meu curso universitário de psicologia clínica e comunitária. Actualmente, estou a viver em Lisboa graças ao programa Leonardo Da Vinci e estou a viver uma grande experiência Pessoal e profissional. Estou a fazer um estágio na SOS Racismo, uma ONG que ajuda filhos de imigrantes (especialmente crianças ciganas) a integrarem-se na realidade portuguesa. 
O trabalho é sobretudo sobre escola: depois do período escolar, as crianças são estimuladas a fazer diferentes actividades (e os trabalhos de casa!), aprendendo a utilizar o tempo de forma construtiva; de outra forma, iriam passá-lo na rua. Comecei recentemente esta experiência, mas estou a adorar; mesmo se o meu português  é muito mau, consigo comunicar com crianças. Também estou a conhecer melhor Lisboa todos os dias e gosto mesmo dos portugueses, dos lugares e desta realidade em geral.