segunda-feira, novembro 25, 2013

Diário de Bordo: O início de uma experiência intercultural.

Olá arrotantes!  
A Elena é uma das novas voluntárias a realizar um projeto de Serviço Voluntário Europeu em Portugal. Durante os próximos meses, ela estará a colaborar com o Blog da Rota Jovem em variadas crónicas, e vais poder ouvir um pouco das suas reflexões, experiências e interações com outras pessoas. Se não pudeste vir à Festa Intercultural do passado dia 8 de Novembro, em breve ficarás a conhecer um pouco de todo o grupo. Para já, fica a saber como está a ser a adaptação da Elena:
"Há já três semanas que estou em plena festa intercultural! 
Sim, leste bem. A minha própria experiência intercultural começou a 7 de Outubro, no exacto momento em que cheguei a Lisboa. Oito horas depois de me ter despedido dos meus pais (com muitos beijos e abraços) cá estava, num outro país, a partilhar um apartamento com mais sete pessoas que não conhecia, e com as quais tinha que me comunicar numa língua que não era a minha (nem a deles também). 
Assim temos levado estas três semanas, e pergunto-me se esta experiência é ou não uma festa intercultural diária? Novos costumes, novas comidas, novos pontos de vista sobre as coisas e sobretudo, uma fugida constante dos estereótipos. Tudo isto adornado com novas comidas, novas formas de comunicarmos (o nosso português avança firme de fraco para razoável, o que não é pouca coisa em tão pouco tempo), e principalmente um conjunto de novas experiências. 
Agora temos a oportunidade de partilhar tudo isto com todos os que gostam de descobrir novas culturas, que apresentam sempre novos interesses, que têm espírito de iniciativa e gostam de se divertir enquanto conhecem novas pessoas.
A Festa Intercultural ocorreu no passado dia 8 de Novembro e esta foi a nossa receita para uma festa perfeita: nove jovens europeus com muita vontade de dar a conhecer os seus países, um grupo de pessoas curiosas a querer descobri-los, um bocadinho de boa música e boa paparoca para que o conhecimento mútuo se tornasse mais engraçado. Lá está, é possível ficares a conhecer a Europa sem saíres de Cascais!"