quarta-feira, janeiro 14, 2015

Continente de braços dados – União Europeia


Nascida da necessidade de propagar a paz no continente europeu, após duas Guerras Mundiais vividas intensamente entre os vários países europeus, a União Europeia mais que uma instituição politica e socioeconómica é um conceito que une 28 países para cooperarem juntos construindo assim um futuro melhor para todos os cidadãos. 

Algumas das ações que a UE tem realizado acabamos por vivê-las inconscientemente. Aparentemente, de tão simples e banais, não sabemos que foram obra de um trabalho intenso entre todos os países-membros. Um exemplo prático passa pela liberdade que as pessoas têm para residir, estudar ou trabalhar no país da sua escolha, atravessar fronteiras sem a necessidade de mostrar passaporte. Também as chamadas telefónicas e SMS mais baratas, a necessidade de criar e garantir mais espaços verdes e as tentativas de tornar o ar mais puro, a construção de redes de estradas e caminhos-de-ferro são outros casos. O mais evidente é a criação da moeda única… A UE até está a trabalhar para um domínio espacial, com criação de satélites que contribuam para uma melhor circulação automóvel e de viagens de avião mais seguras (através de sistemas GPS aprimorados). 

Para que tudo isto se torne possível, é necessário tomar decisões. Por esse motivo existem várias instituições a trabalhar para atuar numa forma igualitária e correta, para que todos os estados tenham as mesmas oportunidades e que se criem normas propícias a todos com o objetivo de uma vida com melhor qualidade. 

As instituições mais conhecidas são o Conselho Europeu (que representa os governos nacionais), a Comissão Europeia (órgão independente dos governos dos EstadosMembros que representa o interesse coletivo dos europeus) e o Parlamento Europeu (que representa os cidadãos). 

No Conselho Europeu, reúnem-se todos os dirigentes dos países da UE (presidentes, primeiros-ministros ou chanceleres) para definir a estratégia geral para a Europa.   

A Comissão é uma instituiçãochave da União Europeia. É a única que pode elaborar novas propostas de legislação, que depois transmite ao Conselho e ao Parlamento para discussão e aprovação. É composta por 28 políticos (os «Comissários»), um de cada país da UE. São assistidos por peritos, advogados, secretárias e tradutores. A sua missão é refletir sobre o que será melhor para a UE no seu conjunto.

 O Parlamento Europeu (PE) é o órgão eleito que representa os cidadãos da União Europeia. Controla as atividades da União e participa no processo legislativo, juntamente com o Conselho. Desde 1979, os seus membros são eleitos por sufrágio universal direto, de cinco em cinco anos. Os principais debates parlamentares têm lugar nas sessões mensais (conhecidas por «sessões plenárias»), onde estão presentes normalmente todos os membros do Parlamento Europeu. Em geral, as sessões plenárias têm lugar em Estrasburgo e todas as sessões extraordinárias são realizadas em Bruxelas.

Apesar deste trabalho todo e intenso, as instituições só valem com a participação ativa dos cidadãos pois só estes é que podem determinar as decisões tomadas através da escolha dos seus representantes.  
Acima de tudo, o que nos torna cidadãos europeus não é só ter uma representação nas escolhas políticas num determinado lugar mas ter um papel importante na criação de um estado de paz e da aceitação da diversidade cultural. 

E o futuro … está nas nossas mãos! 

«A Europa não se fará de um golpe, nem numa construção de conjunto: farseá por meio de realizações concretas que criem em primeiro lugar uma solidariedade de facto»  - Robert Schuman, 1950

@ arrotante do momento!:
INÊS Entre a Arte e o Zen existe a Inês, uma criativa que se define ser uma sinergia explosiva contrastada com uma paz de alma. O resultado é uma constante curiosidade pelo mundo, montes de sorrisos para quem por ela passa e uma caixinha de surpresas.
Apesar de tudo acredite... ela é um ser da terra e não da lua.

Sem comentários: