terça-feira, dezembro 13, 2011

Seminário Caminos de Solidariedade - Testemunho da Cláudia!


SEMINÁRIO:

O Seminário Caminos de Solidariedade que se realizou entre 25 e 30 de Novembro em Santiago de Compostela reuniu representantes (coordenadores e voluntários) de 8 países que se juntaram para debater qual a situação do voluntariado em cada país assim como celebrar de uma forma dinâmica o encerramento do Ano Europeu do Voluntariado. Serviu principalmente para partilharem conhecimentos e experiências e desta forma criar um Manual de Boas Práticas para projectos de Serviço de Voluntário Europeu. Para além disso, no último dia cada associação que se candidatou e viu aceite o seu projecto, teve a hipótese de participar numa sessão do primeiro dia do XIV CONGRESSO ESTATAL DE VOLUNTARIADO DA GALIZA (na Corunha) e assim divulgar o papel que cada associação tem no meio que as rodeia.

Comentário Pessoal:

Apesar de já ter estado noutro tipo de experiências interculturais, foi a primeira vez que participei num seminário. E adorei a oportunidade, não só pela temática (que me interessava) mas também pela possibilidade de crescer. Descobri que afinal sabia mais sobre a temática do que o que pensava e a experiência enquanto voluntária local na Rota Jovem permitiu-me passar boas experiências e ideias que tenho a certeza que serão colocadas em prática por mais do que uma associação (assim como recolhi algumas). A valorização da educação não-formal por aqueles que mais a utilizam e as suas vivências pessoais permitiram certamente criar um bom elemento de análise que ajude a facilitar o processo de envio e recepção de voluntários de SVE, antecipando desafios e criando soluções.
Para além disso, tendo estado envolvida no Projecto "Voluntaria-te" em Agosto de 2011, achei uma óptima oportunidade ver o trabalho realizado chegar além fronteiras e a despertar o interesse de algumas pessoas da audiência, que nos contactaram no fim!


1 comentário:

Rui Manuel Dias disse...

Boa Cláudia! Parabéns pelo testemunho e pela experiência que parece ter sido bem interessante!