sexta-feira, novembro 21, 2014

3 motivos para visitar o Parlamento Europeu (e mais umas quantas observações)

Nos passados dias 29, 30 e 31 de Outubro de 2014, a Rota Jovem foi visitar o Parlamento Europeu, a Comissão Europeia e, claro, a própria cidade de Bruxelas. Enquanto participante nesta viagem, tenho a sublinhar alguns motivos pelos quais qualquer pessoa, de qualquer idade ou nacionalidade, deve visitar estas instituições, mas em específico visitar o Parlamento Europeu - o que é possível para o público em geral e não apenas para grupos convidados (como a Rota, ehehehe). Aqui vão eles!
 

1. Entrar em contacto directo com um dos centros da União Europeia, com o acompanhamento de guias que contribuem para uma visita detalhada acerca dos edifícios do Parlamento Europeu e a sua organização interna. Pelo que o nosso guia português nos contou, existe pelo menos um guia para cada língua para apresentar o Parlamento a grupos.

2. Conhecer a sala do hemiciclo, onde toda a "magia" acontece - ou assim costumávamos pensar. Graças à nossa visita ao Parlamento Europeu, descobrimos que, tal como as salas dos outros dois pólos do Parlamento (Luxemburgo e Estrasburgo), a sala do hemiciclo é apenas usada para formalidades, como votações. Afinal, a maioria do trabalho é realizado fora das reuniões, em grupos mais pequenos, sem todos os deputados terem de estar reunidos simultaneamente. Seja como for, a dimensão e grandiosidade de sala do hemiciclo deixou-me cheia de arrepios e um pouco emocionada, atrevo-me a dizer.

3. Visitar a cidade de Bruxelas no tempo livre - é certo que, pessoalmente, ainda não visitei muitas cidades fora de Portugal, mas tenho a dizer que Bruxelas é uma cidade linda, que combina um planeamento eficaz com uma beleza estética que nos deixou boquiabertos desde o início. Só não tem o sol de Lisboa e as temperaturas amenas de Portugal (principalmente à noite), mas tivemos sorte por só termos apanhado frio no primeiro dia, sendo que no segundo e no terceiro até conseguíamos andar apenas de t-shirt.
 
  
Além de termos visitado o Parlamento Europeu e o Parlamentarium (o museu extremamente moderno e interactivo acerca da União Europeia), também visitámos a Comissão Europeia. Apesar de não ter sido uma visita tão educativa quanto a do Parlamento, chegámos à conclusão de que há bastantes portugueses a trabalhar lá - quase toda a equipa de segurança à entrada da Comissão era portuguesa! Foi engraçado, mas ao mesmo tempo ligeiramente surreal, encontrar tantos portugueses longe de Portugal. Quase chegava a parecer que não tínhamos saído realmente do país.
Visitar o Parlamento Europeu foi uma experiência que me enriqueceu tanto pessoalmente, por ter entrado em contacto com outra cidade num país diferente, por ter conhecido novas pessoas e termos convivido num local desconhecido, como enquanto cidadã europeia, por ter discutido algumas ideias e colocado algumas questões acerca das instituições políticas da comunidade.




  .................................................................................................................................
@ arrotante do momento!:

A Beatriz ainda não chegou aos 20 anos e já trabalha em part-time em duas áreas diferentes, tem dois blogues, frequenta o 2º ano de uma licenciatura em Letras e ainda arranja tempo para todas as outras actividades culturais, literárias ou de lazer de que não prescinde, continuando a dormir sete horas e meia por noite. Tem uma agenda caótica, mas não conseguiria viver de outra maneira.
................................................................................................................................. 

quarta-feira, novembro 12, 2014

Saímos no Destak!

É já no mês que vem que começa o curso internacional "Human Rights: Defining, Empowering, Acting". Hoje estivemos em "destak", o que significa que este é um projeto que não quererás mesmo perder. Vais poder conhecer os participantes na Festa Intercultural que vai acontecer no espaço da Rota Jovem e trazer um pouco da hospitalidade portuguesa aos/ às recém-chegad@s! Entretanto, acompanha todas as novidades no site oficial do projeto: http://rotajovemhumanrights.weebly.com/

  


sexta-feira, novembro 07, 2014

Carimbo Internacional: Um arzinho da Estónia pelas mãos da Sara!

Estar num projeto internacional às vezes causa-nos emoções fortes, especialmente quando o projeto que escolhemos é tudo o que pensámos que seria e ainda mais! A Sara está na Estónia a trabalhar com crianças num infantário e está a adorar a experiência! Sigam as suas aventuras aqui:

"O dia-a-dia aqui mudou completamente, não propriamente na rotina, mas os dias ficaram bem mais curtos... Agora às 16h00 já é completamente noite! OohOoh! Não!!!! 
Mas nada que não seja de fácil adaptação! A minha linguagem por cá já está mais fluente, e já consigo incutir aos meus meninos o que eles podem ou não fazer, elogiá-los, entre outras coisas, mas claro que ainda não falo fluentemente! 
 
Esta experiência tem ensinado imenso ao meu ser, à minha parte humana, é realmente um privilégio poder estar com seres tão puros e honestos todos os dias, as crianças são deveras uma benção! Já tive inclusive oportunidade de realizar uma série de actividades com eles da minha autoria, e claro que sou assistente em todas as outras"


quinta-feira, novembro 06, 2014

Curso Internacional em Portugal | Direitos Humanos | 8 a 16 de Dezembro


Durante o próximo mês de Dezembro, 24 jovens europeus provenientes de 11 países irão reunir-se em Cascais para discutir a problemática dos Direitos Humanos no curso internacional "Human Rights: Defining, Empowering, Acting"!

Vamos estar reunidos na Fundação O Século para que, sob o mote da Educação para os Direitos Humanos, possamos discutir os desafios sentidos por todo o mundo (com ênfase na Europa) relativamente à temática.

O grupo que estará em trabalho esta semana é constituido por trabalhadores de juventude e voluntários ativos em organizações não governamentais, e irá analisar as diferentes abordagens culturais do conceito de Direitos Humanos, assim como os principais desafios e constrangimentos que se apresentam na atualidade relativamente à temática.

Com uma abordagem baseada nos princípios da Educação Não-Formal, queremos dar voz à opinião de jovens conscientes do mundo em mudança que enfrentam, e a novas soluções que prometam futuras parcerias e redes de trabalho de promoção e defesa dos Direitos Humanos junto da sociedade civil.

Esta é uma iniciativa da Associação Juvenil Rota Jovem, financiada pelo Programa Erasmus + da Comissão Europeia.

Fica atent@ a todas as novidades no site oficial do curso: http://rotajovemhumanrights.weebly.com/