sexta-feira, abril 29, 2016

No SVE não existe uma língua oficial

Olá a todos
Encontro-me já há três meses a viver uma experiência de Serviço de Voluntariado Europeu em Génova, Itália. Uma belíssima cidade onde tive a oportunidade de conhecer pessoas de todos os cantos do mundo.
Estou a trabalhar numa associação, “Il Ce.sto”, que promove a integração social, disponibilizando várias atividades educacionais e culturais para crianças filhas de migrantes e que acolhe refugiados. Este está a ser um projeto muito gratificante que me põe à prova constantemente, que me permite obter uma visão mais aberta e flexível em relação à diversidade cultural e que possibilita o meu crescimento pessoal.
Pessoalmente adoro o facto de viver numa casa com pessoas de outras nacionalidades e de trabalhar num grupo com um background tão diverso, com voluntários locais e internacionais. No SVE não existe uma língua oficial. Na mesma frase falamos 5 línguas diferentes, das formas mais criativas que se possa imaginar, para nos fazermos entender, o que se pode tornar um verdadeiro desafio. ;)
Quanto às aulas de Italiano… “PIANO, PIANO!”

Filipa Morais

Sem comentários: