sexta-feira, maio 16, 2014

Na rota dos voluntários SVE: Carimba a Lituânia com a Inês Eusébio!

Sveiki! Ou como cá dizemos, olá! Deixámos o Filipe a aproveitar a sua experiência em Malta e fomos mais para norte. A paragem de hoje é a Lituânia, onde a Inês Eusébio está desde Dezembro a explorar as aventuras do Serviço Voluntário Europeu. Até Dezembro, ainda terá muito para contar, mas não quis deixar de mandar notícias a toda a comunidade arrotante ;)

"Olá!!


Acordar num país diferente e sentir que estamos em casa é muito enriquecedor... até porque estamos mais despertos para tudo o que acontece. Fui muito bem acolhida na Lituânia desde o princípio e, passados dois meses do começo do meu projeto, posso dizer que o balanço é muito positivo.
Já percebo qualquer coisa de Lituano, e fico muito feliz quando percebo tudo o que me dizem, do princípio ao fim. Nos tempos livres ando a aprender Caminhada Nórdica e claro aproveito para conhecer novos lugares!


Em relação ao projeto em si, posso dizer que foi “desenhado” para mim. Estou a desenvolver aquilo que sei, mas ao mesmo tempo a aprender muito no âmbito social, mas também a nível artístico. Fazemos muitos trabalhos manuais e de forma muito criativa, de maneira a aproveitar as capacidades de cada um.
Acredito que de dia para dia tenho “crescido” mais um bocadinho e que até para os trabalhadores do centro social tem sido bom terem alguém com quem partilhar a sua cultura.

Esta semana fiz uma exposição com a ajuda das pessoas do Centro para o Dia da Mãe e ficou muito primaveril... :D (Vejam as fotos em baixo)
O próximo passo vai ser tentar tornar a exposição maior e interactiva, talvez com jogos, para que o público possa "tocar-lhe". Estou a pensar em direccionar  para crianças e, se possível, para pessoas com deficiência.

Beijinhos,
Inês"







Tu também podes rumar a um país da Europa e ter uma experiência intercultural espectacular através da acção do Serviço Voluntário Europeu. Tu escolhes o país e o projeto! Sabe mais sobre o programa em sve.rotajovem.com!

Sem comentários: