segunda-feira, junho 15, 2015

5 meses 5 estrelas - SVE na Casa de Cultura Palladium, em Växjö, sul da Suécia

Malta arrrotante, 

Esta semana chegou-nos mais uma missiva, desta vez da Suécia. A Rita está a ter a experiência de uma vida, fica a saber um pouco mais sobre ela:

CARTÃO DE EMBARQUE

Rita, 31, entrando no 5º mês de SVE na Casa de Cultura Palladium, em Växjö, sul da Suécia. 
Mood: Flutuando pelas nuvens...
Escolhi 5 fotos pois faz 5 meses que esta nova vida começou. E como tudo é tanto, é bom ter esta limitação.  
Palladium: um local mágico, um charmoso cinema com 90 anos de vida muito bem preenchidos. É uma delícia poder habitá-lo diariamente e contribuir para o seu presente.
Hem (home): cada vez que entro ou saio de casa sinto a mesma emoção da primeira vez que vi a casa onde iria viver. É um maravilhoso e eterno sonho. O meu andar é o mais próximo do céu! 
Min cykel (a minha bicicleta): a melhor amiga e companheira para todo o tipo de aventuras (diárias ou especiais). Com ela descubro locais belos de cortar a respiração e sinto que é possível voar!   
Primavera no meu jardim: A neve é fantástica! E o verde é tão verde, o azul do céu e dos lagos é tão azul, o sol é tão solarengo... toda a natureza é tão bela e intensamente colorida! O Paraíso é aqui!
Um Verão por viver: ...
E agora com detalhe, conta-nos mais sobre a sua estadia na Suécia!:
"Olá Rota Jovem!!
Venho dar-vos notícias!

Continua tudo óptimo por aqui. Aliás... Cada vez melhor =)
Na semana passada fiz uma pequena notícia em português sobre um projeto que concretizei aqui através do SVE e que quero partilhar convosco. A notícia será publicada no site da ILGA Portugal, onde já estão algumas fotos: http://ilga-portugal.pt/noticias/noticias-em-imagens.php
"Orgulho Português na Suécia

De 4 a 10 de maio de 2015 decorreu a 2ª edição do Växjö Pride, sul da Suécia.
Uma semana repleta de actividades que teve o seu ponto alto no sábado, dia 10, com uma marcha que encheu a cidade de cor, diversidade e sorrisos e que contou com cerca de 7.000 participantes.
Durante esta semana e incluído no programa do festival, decorreu o evento "Pride em Portugal", na Casa de Cultura Palladium, no centro da cidade. A reportagem da SIC "Momentos de Mudança: Ivo e Hélder - O Casamento", de Cândida Pinto, legendada em inglês e sueco, foi exibida 4 vezes na sala de cinema. A ILGA Portugal facultou fotos do Pride em Lisboa que mostram a sua história, contexto e evolução no tempo para a exposição que continua patente no foyé do Palladium.
Um projecto que se tornou possível devido às várias e valiosas parcerias conseguidas. Além da ILGA Portugal e da SIC, outros actores locais foram decisivos para o sucesso atingido, nomeadamente as associações Open Umbrella, Folkets Bio Växjö, Växjö Pride, Palladiums Vänner e o apoio financeiro da Câmara Municipal de Växjö. 

Rita Pascácio, voluntária SVE (Serviço de Voluntariado Europeu)"
No final de fevereiro também escrevi para o blog do SIP, e deixo o link para consultarem: http://www.sip.se/bloggen/rita-evs-volunteer-in-vaxjo/"
Até breve Rita!! Esperamos por ti cá em Portugal daqui a uns meses ;)

Sem comentários: