sexta-feira, outubro 02, 2015

Quando soltam 5 ginjinhas criativas em Barcelona… ACID – Art & Culture for Intercultural Dialogue Exchange


A malta do intercâmbio ACID veio motivada a fazer mais projetos criativos em Portugal. Para alguns elementos do grupo como primeira experiência de mobilidade internacional, este projeto vai deixar marcas! Ora lê o testemunho das participantes!:


"No desfecho do verão, há quem acredite que é altura para retroceder à rotina e ao seu cantinho no planeta. 

O que aconteceu foi exatamente o oposto a cinco portuguesitas que decidiram embarcar com toda a alma e corpo no intercâmbio que as esperava em Barcelona, mais concretamente em Llinars del Vallés. 

Partilha, Aprendizagem e Interculturalidade eram alguns dos objetivos e desafios que foram propostos no intercâmbio ACID, associado com Arte, Performance e Teatro; a fim de promover um diálogo aberto entre 50 jovens de quase toda a Europa. Desde o cantinho Luso, a experiência passou também pela Croácia, Macedónia, Hungria, Itália, Roménia, Servia, Eslováquia, Eslovénia e claro, pela Espanha.

Pode dizer-se que este intercâmbio não foi um intercâmbio qualquer; começando pela sua extensão de 2 semanas até à sua estrutura e planeamento experimental. Todos os que estavam envolvidos eram simultaneamente participantes e Trainers, todos tínhamos algo a dar e algo a receber.


Primeiramente, as atividades introdutórias estavam ao abrigo da INCA Cataluña (a entidade que nos recebeu e desenvolveu este intercâmbio) como workshops de performance, clowning e teatro. Seguiu-se para andanças mais profundas e sérias como reflexões acerca de Interculturalidade e Multiculturalidade, partilha de perspetivas pessoais e das várias realidades que os países vivem (principalmente dos contextos a desenrolarem-se presentemente, podem acreditar que foram discussões muito acesas e interessantes!). Para complementar ao discurso e ao diálogo, houve jogos de Simulação para recriar o ambiente intercultural e a interação de culturas diferentes.

O que nos esperava nos dias seguintes foi igualmente intenso e gratificante, mas não podia faltar uma visita à linda cidade das artes e da cultura urbana (muitoooooo intercultural & multicultural): BARCELONA!!!

As Sharing Sessions foram o coração do projeto, workshops e atividades que cada país tinha preparado em “casa” e oferecia nestes momentos. O grupo português ofereceu um belo workshop de “ Creative Writting & Storytelling” onde se podia trabalhar a partilha e a exploração escrita como ferramenta de reflexão, análise e terapêutica de grupo e pessoal.

Outras sessões foram por exemplo a de Improvisação (Eslovénia), Site-specific theatre (Sérvia), House of senses (Croácia), Football Drama (Hungria) e Hip Hop (Itália).

Com tanta informação e conta tanta diversidade, no final desenvolveu-se um mega show (com uma preparação profissional e intensa) para a comunidade e convidados, promovendo a criatividade e a união de tantos jovens diferentes.


No coração da Andreia, da Ana, da Beatriz, da Isa e da líder Inês ficaram dinâmicas sem fim para levar para casa e uma lágrima no canto do olho de saudades das amizades que ficaram e que vão ficando…

Aviso: Mundo, cuidado com estas meninas, elas estão cheias de vontade de CRIAR!!!"

P.S. - Se quiseres ver alguns dos resultados final deste intercâmbio, vê também o flashmob e o evento final do intercâmbio! ;)


Sem comentários: