sexta-feira, novembro 20, 2015

“Inside Outside” – Invasão criativa ao palácio Marquês de Pombal em Oeiras

Entre as paredes e caminhos do edifício que outrora foi a residência oficial da figura icónica do século XVIII em Portugal, o Marquês de Pombal, encontra-se quase 3 dezenas de intervenções, esculturas, vídeos e ruídos.

A presença de tais esculturas não estão por aqui ao acaso, como não é de esperar por quem ali circula entre os jardins e salas do palácio. São o resultado de 1 ano letivo de muita refleção, pesquisa intensiva, projeção, colaborações, frustrações, reconstruções e uma infinita lista de fazeres que são parte de um projeto de cariz artístico ou cultural. Este projeto desta vez ficou nas mãos dos alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa do curso de Escultura, que aceitaram o desafio de trabalhar este espaço com uma grande riqueza histórica mas ao contrário de outros palácios, depararam-se com um espaço despojado de qualquer objeto. Era apenas paredes, escadarias, tetos, janelas e chão. E uma vastidão de jardins!

Como qualquer projeto, existe sempre um ponto de referência para dar início aos trabalhos, e o vazio foi essa referência que se encontra naquele espaço e a sua carga histórica (no século XVIII reinava a época do barroco e do rococó que é a antítese do vazio, aliás é conhecido como os estilos artísticos do “horror ao vazio”).

A partir de várias visitas ao espaço, de recolhas de factos históricos, pesquisas acerca dos habitantes do palácio, política e vivências da época, desenhos, apreciação da arquitetura, reuniram-se as condições para começar a projetar objetos e as sua maquetes para dar forma às nossas ideias e intenções. Enganem-se se acham que os artistas têm epifanias, de facto elas surgem mas rapidamente 1 ideia transforma-se em 1000 variações para que no final seja escolhida “A Ideal”. Por trás dessa possibilidade existe registos no espaço, testes de material, resoluções de problemáticas tanto ao nível conceptual como ao nível material, maquetes e maquetes das maquetes.

No encerrar do processo surge então a Escultura e uma exposição com um fluxo de linguagens e confrontos de informação unidas pelo espaço no entanto distintas pela sua formalidade, registo e conceito.

O espectador também conta neste processo que é visitar e olhar para todas estas presenças e encarar como estas o envolvem. E usufruir pois claro!

Têm a oportunidade de visita-la até dia 29 de Novembro. (Mais informação no evento do Facebook)


Inês Vasquez 

@ arrotante do momento!:
INÊS Entre a Arte e o Zen existe a Inês, uma criativa que se define ser uma sinergia explosiva contrastada com uma paz de alma. O resultado é uma constante curiosidade pelo mundo, montes de sorrisos para quem por ela passa e uma caixinha de surpresas.
Apesar de tudo acredita... ela é um ser da terra e não da lua.

Sem comentários: