quinta-feira, novembro 12, 2015

Um SVE pela Geórgia em imagens!



SVE – Ana, Marta, João e Diogo na Geórgia (25/09/2015 a 25/10/2015)


A primeira selfie do grupo por terras georgianas enquadrada na visita ao parque em Rustavi que conhecemos logo no primeiro dia (27/09/2015 – domingo)!

Depois, começámos as aulas de georgiano e na terça à noite organizámos a noite cultural para apresentarmos o nosso país. Preparámos como entrada chouriço assado, prato principal o bacalhau à brás e como sobremesa o famoso arroz doce com canela por cima.

Dia 1 de Outubro (quinta feira) fomos fazer vindima numa típica casa de uma família georgiana, onde nos ofereceram Lobiani (pão com feijão vermelho no meio) e deram-nos a provar vinho tinto caseiro. Foram muito simpáticos e receberam-nos a todos de braços abertos :)

Dia 2 de Outubro (sexta feira) conhecemos o Aleks e recebemos a apresentação sobre o Youthpass e sobre o programa Erasmus +. 

Nos dias seguintes visitámos David Gareja com o nosso coordenador e professor Achiko (Archi para os amigos), que era um sítio lindíssimo, difícil de se chegar mas que compensou pela imensidão deste deserto e pela história do mosteiro. Fomos também visitar a capital, Tbilisi, andámos pelo centro e subimos um vale por um funicular onde lá em cima havia uma feira popular.

Dia 5 de Outubro (segunda) foi dia de preparação para a primeira atividade com as crianças e dia 6 (terça) fizemos na praça central (Meria) de Rustavi (velho) a primeira atividade que foram Jogos de Rua. Continuámos a explorar nos próximos dias atividades com crianças e com crianças de famílias carenciadas.

Dia 9 (sexta) foi a preparação para dia 10 de Outubro (sábado) - Dia da Cidade de Rustavi - onde tivemos de cozinhar 2 comidas típicas de Portugal. A ementa foi a bifana no pão com molho de mostarda, os famosos pastéis de nata que correram bem e foram um verdadeiro sucesso e fizemos ainda sangria de vinho tinto e vinho branco com vinhos georgianos.

Nos intermeios, tivemos free time que aproveitámos para descansar e continuámos com as aulas de georgiano.

Dia 13 (terça) foi-nos dito que não poderíamos ir para Pona Eco Village porque estava mau tempo e muito frio e era complicado acamparmos nestas condições. A solução que encontrámos foi pelo menos irmos lá para visitar Pona e um pouco das cidades à volta para ficarmos assim a conhecer mais a Geórgia.

Dia 14 (quarta) era feriado e por isso fomos visitar uma cidade perto de Tbilisi porque estava em celebrações, Mtskheta. A Lorie, que é francesa, veio conosco.

Dias 15 e 16 visitámos Pona Eco Village e Uplistsikhe, e dia 17 de Outubro o João e o Diogo juntamente com outros voluntários foram visitar Tbilisi porque eram as celebrações da cidade. Dia 18 (domingo) o João e o Diogo foram visitar Kazbegi (a Ana estava doente e a Marta ficou em casa com ela).

Tivemos free time no resto da semana e aproveitámos para visitar mais partes da cidade de Tbilisi. Visitámos o Museu da Geórgia e vimos a longa-metragem “Call me Mariana” no Festival Cinedoc 2015. Foi também durante esta semana que fizemos o nosso Youthpass e tivemos uma reunião de avaliação com a associação GYE onde respondemos individualmente a perguntas num formulário e enviamos para o Aleks.

Dia 24 (sábado) fizemos uma actividade com crianças, o Portugal Evening onde organizámos um quiz sobre Portugal e fizemos o tradicional jogo português da Malha.

Dia 25 (domingo e ultimo dia na Geórgia) tivemos o nosso jantar de despedida com os nossos mentores e coordenadores do projeto. E fizemos uma festa na associação com o resto dos voluntários!


 

Sem comentários: