segunda-feira, novembro 30, 2015

Da maior favela do Mundo para o In Rot@tion!

 A Marta ficou inspirada pelo Rotas Pelo Mundo e quis partilhar a sua experiência sobre o projeto no qual está a participar no Quénia. Acompanhem-na no Kibera With Love para terem mais notícias!
 
 
"Sabem aquela sensação que no fundo todos temos que é mudar o Mundo ? Eu sempre senti isso, sempre tive esse impulso e hoje em dia é maravilhoso todos os dias ao acordar aperceber-me que isso realmente está a acontecer. Sim eu posso gritar todos os dias que estou a mudar a vida de mais de 100 pessoas.

Em 2012 vim para o Quénia sozinha, para Kibera aquela que é considerada a maior favela do Mundo, fazer voluntariado. Depois de alguma pesquisa não sabia bem o que me esperava e muito menos como iria dar aulas e brincar com crianças entre os 3 e os 6 anos com meu terrível inglês. A verdade é que quando eu vim para o Quénia a primeira vez não dizia grande coisa em inglês...mas o mais engraçado foi ver que aquelas crianças ainda diziam menos do que eu. Falavam em swahili que hoje é um idioma que domino o suficiente para sobreviver todos os dias em Kibera, onde vivo.

A verdade é que depois de regressar a Portugal após 3 meses aqui a minha vida deu uma volta de 180º e passou a ser tudo em função do From Kibera With Love, projecto que decidi criar de forma a prestar mais ajuda a estas crianças e às suas famílias. Este nestes 3 anos cresceu imenso, às vezes nem eu própria tenho noção de como cresceu e sinceramente não sei explicar muito bem como. Olhando para trás e entre ameaças de morte, vários problemas e obstáculos, relembro a cara satisfeita e ao mesmo tempo assustada das 16 crianças que coloquei no 1º ano em 2013... hoje em dia essas 16 crianças têm a companhia dos irmãos, dos primos, dos vizinhos, dos amigos e têm acesso a educação de nível, cuidados médicos, alimentação, actividades extra curriculares (informática, dança, arte, ginástica). Hoje em dia o projecto apoia 65 crianças e jovens, temos até já um jovem na universidade. Apoiamos também os pais das crianças na criação e gestão de negócios para que eles possam dar algum suporte em casa aos filhos e possam colocar comida na mesa ao final do dia. Também damos mais e melhores condições de vida a estas famílias, compramos camas e colchões para que deixem de dormir no chão, mesas para que possam fazer os trabalhos de casa e jantar em família e muito mais.

Estas crianças antes do From Kibera With Love entrar nas suas vidas não tinham a infância que qualquer criança merece ter, não sabiam brincar, não sorriam, não demonstravam os seus sentimentos e tudo isso mudou desde que começaram experienciar coisas fora de Kibera, desde ir ao cinema, comprar roupa que gostam, brincar num parque infantil, visitar museus e parques nacionais. A participação diária no nosso ATL e nas actividades extra curriculares que promovemos também são fundamentais para o seu desenvolvimento, é nelas que descobrimos talentos e que abordamos temas bem como onde desenvolvemos capacidades não abordadas na escola.

Mas nada disto seria possível sem a ajudar de milhares de pessoas que acreditam e confiam no meu trabalho. Sem a ajuda dos doadores, dos voluntários em Portugal e no Quénia (porque cá também já recebo voluntários para me ajudarem) esta mudança não tinha acontecido na vida destas pessoas.

OBRIGADA a todos aqueles que ao longo destes 3 anos ajudaram o From Kibera With Love a crescer e que continuam a apoiar o nosso trabalho."

Sem comentários: