segunda-feira, novembro 30, 2015

Da maior favela do Mundo para o In Rot@tion!

 A Marta ficou inspirada pelo Rotas Pelo Mundo e quis partilhar a sua experiência sobre o projeto no qual está a participar no Quénia. Acompanhem-na no Kibera With Love para terem mais notícias!
 
 
"Sabem aquela sensação que no fundo todos temos que é mudar o Mundo ? Eu sempre senti isso, sempre tive esse impulso e hoje em dia é maravilhoso todos os dias ao acordar aperceber-me que isso realmente está a acontecer. Sim eu posso gritar todos os dias que estou a mudar a vida de mais de 100 pessoas.

Em 2012 vim para o Quénia sozinha, para Kibera aquela que é considerada a maior favela do Mundo, fazer voluntariado. Depois de alguma pesquisa não sabia bem o que me esperava e muito menos como iria dar aulas e brincar com crianças entre os 3 e os 6 anos com meu terrível inglês. A verdade é que quando eu vim para o Quénia a primeira vez não dizia grande coisa em inglês...mas o mais engraçado foi ver que aquelas crianças ainda diziam menos do que eu. Falavam em swahili que hoje é um idioma que domino o suficiente para sobreviver todos os dias em Kibera, onde vivo.

A verdade é que depois de regressar a Portugal após 3 meses aqui a minha vida deu uma volta de 180º e passou a ser tudo em função do From Kibera With Love, projecto que decidi criar de forma a prestar mais ajuda a estas crianças e às suas famílias. Este nestes 3 anos cresceu imenso, às vezes nem eu própria tenho noção de como cresceu e sinceramente não sei explicar muito bem como. Olhando para trás e entre ameaças de morte, vários problemas e obstáculos, relembro a cara satisfeita e ao mesmo tempo assustada das 16 crianças que coloquei no 1º ano em 2013... hoje em dia essas 16 crianças têm a companhia dos irmãos, dos primos, dos vizinhos, dos amigos e têm acesso a educação de nível, cuidados médicos, alimentação, actividades extra curriculares (informática, dança, arte, ginástica). Hoje em dia o projecto apoia 65 crianças e jovens, temos até já um jovem na universidade. Apoiamos também os pais das crianças na criação e gestão de negócios para que eles possam dar algum suporte em casa aos filhos e possam colocar comida na mesa ao final do dia. Também damos mais e melhores condições de vida a estas famílias, compramos camas e colchões para que deixem de dormir no chão, mesas para que possam fazer os trabalhos de casa e jantar em família e muito mais.

Estas crianças antes do From Kibera With Love entrar nas suas vidas não tinham a infância que qualquer criança merece ter, não sabiam brincar, não sorriam, não demonstravam os seus sentimentos e tudo isso mudou desde que começaram experienciar coisas fora de Kibera, desde ir ao cinema, comprar roupa que gostam, brincar num parque infantil, visitar museus e parques nacionais. A participação diária no nosso ATL e nas actividades extra curriculares que promovemos também são fundamentais para o seu desenvolvimento, é nelas que descobrimos talentos e que abordamos temas bem como onde desenvolvemos capacidades não abordadas na escola.

Mas nada disto seria possível sem a ajudar de milhares de pessoas que acreditam e confiam no meu trabalho. Sem a ajuda dos doadores, dos voluntários em Portugal e no Quénia (porque cá também já recebo voluntários para me ajudarem) esta mudança não tinha acontecido na vida destas pessoas.

OBRIGADA a todos aqueles que ao longo destes 3 anos ajudaram o From Kibera With Love a crescer e que continuam a apoiar o nosso trabalho."

sexta-feira, novembro 20, 2015

“Inside Outside” – Invasão criativa ao palácio Marquês de Pombal em Oeiras

Entre as paredes e caminhos do edifício que outrora foi a residência oficial da figura icónica do século XVIII em Portugal, o Marquês de Pombal, encontra-se quase 3 dezenas de intervenções, esculturas, vídeos e ruídos.

A presença de tais esculturas não estão por aqui ao acaso, como não é de esperar por quem ali circula entre os jardins e salas do palácio. São o resultado de 1 ano letivo de muita refleção, pesquisa intensiva, projeção, colaborações, frustrações, reconstruções e uma infinita lista de fazeres que são parte de um projeto de cariz artístico ou cultural. Este projeto desta vez ficou nas mãos dos alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa do curso de Escultura, que aceitaram o desafio de trabalhar este espaço com uma grande riqueza histórica mas ao contrário de outros palácios, depararam-se com um espaço despojado de qualquer objeto. Era apenas paredes, escadarias, tetos, janelas e chão. E uma vastidão de jardins!

Como qualquer projeto, existe sempre um ponto de referência para dar início aos trabalhos, e o vazio foi essa referência que se encontra naquele espaço e a sua carga histórica (no século XVIII reinava a época do barroco e do rococó que é a antítese do vazio, aliás é conhecido como os estilos artísticos do “horror ao vazio”).

A partir de várias visitas ao espaço, de recolhas de factos históricos, pesquisas acerca dos habitantes do palácio, política e vivências da época, desenhos, apreciação da arquitetura, reuniram-se as condições para começar a projetar objetos e as sua maquetes para dar forma às nossas ideias e intenções. Enganem-se se acham que os artistas têm epifanias, de facto elas surgem mas rapidamente 1 ideia transforma-se em 1000 variações para que no final seja escolhida “A Ideal”. Por trás dessa possibilidade existe registos no espaço, testes de material, resoluções de problemáticas tanto ao nível conceptual como ao nível material, maquetes e maquetes das maquetes.

No encerrar do processo surge então a Escultura e uma exposição com um fluxo de linguagens e confrontos de informação unidas pelo espaço no entanto distintas pela sua formalidade, registo e conceito.

O espectador também conta neste processo que é visitar e olhar para todas estas presenças e encarar como estas o envolvem. E usufruir pois claro!

Têm a oportunidade de visita-la até dia 29 de Novembro. (Mais informação no evento do Facebook)


Inês Vasquez 

@ arrotante do momento!:
INÊS Entre a Arte e o Zen existe a Inês, uma criativa que se define ser uma sinergia explosiva contrastada com uma paz de alma. O resultado é uma constante curiosidade pelo mundo, montes de sorrisos para quem por ela passa e uma caixinha de surpresas.
Apesar de tudo acredita... ela é um ser da terra e não da lua.

terça-feira, novembro 17, 2015

Albuquerque continua a dar cartas: aventura SVE do Marco por Espanha!



A minha semana na Formação de Chegada, foi uma viagem quase por toda a Europa sem sair do mesmo sitio, foi conhecer o que é ser voluntário com um grande grupo que caminha com o mesmo objetivo de ajudar.
Uma semana cheia de tantas coisas, de tantos sentires partilhados por todos.

Posso dizer, que voltei com muita coisa diferente em mim, visões, ideias, mais de mil coisas!

Se já estava antes motivado para estar no meu SVE aqui em Alburquerque, agora estou a mais de 100% com vontade de viver o meu SVE em grande prazer.

Esta semana ajudou-me tanto, para organizar ideias, como me sentir mais útil dentro desta aventura que estou a viver feliz.

Conheci pessoas que foram mesmo muito importantes para mim conhecer, a sua visão em relação ao mundo e as suas motivações conquistaram-me.

Aprendi mesmo tanto!

Sei que podem aparecer algumas dificuldades como tudo na vida, é normal, mas depois de tudo o que aprendi, sinto-me pronto para ultrapassar tudo isso sempre com um sorriso na minha cara.

A todos muito obrigado, e fica a promessa de nos vermos brevemente.



quinta-feira, novembro 12, 2015

Um SVE pela Geórgia em imagens!



SVE – Ana, Marta, João e Diogo na Geórgia (25/09/2015 a 25/10/2015)


A primeira selfie do grupo por terras georgianas enquadrada na visita ao parque em Rustavi que conhecemos logo no primeiro dia (27/09/2015 – domingo)!

Depois, começámos as aulas de georgiano e na terça à noite organizámos a noite cultural para apresentarmos o nosso país. Preparámos como entrada chouriço assado, prato principal o bacalhau à brás e como sobremesa o famoso arroz doce com canela por cima.

Dia 1 de Outubro (quinta feira) fomos fazer vindima numa típica casa de uma família georgiana, onde nos ofereceram Lobiani (pão com feijão vermelho no meio) e deram-nos a provar vinho tinto caseiro. Foram muito simpáticos e receberam-nos a todos de braços abertos :)

Dia 2 de Outubro (sexta feira) conhecemos o Aleks e recebemos a apresentação sobre o Youthpass e sobre o programa Erasmus +. 

Nos dias seguintes visitámos David Gareja com o nosso coordenador e professor Achiko (Archi para os amigos), que era um sítio lindíssimo, difícil de se chegar mas que compensou pela imensidão deste deserto e pela história do mosteiro. Fomos também visitar a capital, Tbilisi, andámos pelo centro e subimos um vale por um funicular onde lá em cima havia uma feira popular.

Dia 5 de Outubro (segunda) foi dia de preparação para a primeira atividade com as crianças e dia 6 (terça) fizemos na praça central (Meria) de Rustavi (velho) a primeira atividade que foram Jogos de Rua. Continuámos a explorar nos próximos dias atividades com crianças e com crianças de famílias carenciadas.

Dia 9 (sexta) foi a preparação para dia 10 de Outubro (sábado) - Dia da Cidade de Rustavi - onde tivemos de cozinhar 2 comidas típicas de Portugal. A ementa foi a bifana no pão com molho de mostarda, os famosos pastéis de nata que correram bem e foram um verdadeiro sucesso e fizemos ainda sangria de vinho tinto e vinho branco com vinhos georgianos.

Nos intermeios, tivemos free time que aproveitámos para descansar e continuámos com as aulas de georgiano.

Dia 13 (terça) foi-nos dito que não poderíamos ir para Pona Eco Village porque estava mau tempo e muito frio e era complicado acamparmos nestas condições. A solução que encontrámos foi pelo menos irmos lá para visitar Pona e um pouco das cidades à volta para ficarmos assim a conhecer mais a Geórgia.

Dia 14 (quarta) era feriado e por isso fomos visitar uma cidade perto de Tbilisi porque estava em celebrações, Mtskheta. A Lorie, que é francesa, veio conosco.

Dias 15 e 16 visitámos Pona Eco Village e Uplistsikhe, e dia 17 de Outubro o João e o Diogo juntamente com outros voluntários foram visitar Tbilisi porque eram as celebrações da cidade. Dia 18 (domingo) o João e o Diogo foram visitar Kazbegi (a Ana estava doente e a Marta ficou em casa com ela).

Tivemos free time no resto da semana e aproveitámos para visitar mais partes da cidade de Tbilisi. Visitámos o Museu da Geórgia e vimos a longa-metragem “Call me Mariana” no Festival Cinedoc 2015. Foi também durante esta semana que fizemos o nosso Youthpass e tivemos uma reunião de avaliação com a associação GYE onde respondemos individualmente a perguntas num formulário e enviamos para o Aleks.

Dia 24 (sábado) fizemos uma actividade com crianças, o Portugal Evening onde organizámos um quiz sobre Portugal e fizemos o tradicional jogo português da Malha.

Dia 25 (domingo e ultimo dia na Geórgia) tivemos o nosso jantar de despedida com os nossos mentores e coordenadores do projeto. E fizemos uma festa na associação com o resto dos voluntários!


 

terça-feira, novembro 03, 2015

Primeiras impressões do SVE do Marco em Espanha!

"Bem, tanta coisa que já fiz por aqui:

Alburquerque, embora seja uma vila pequena, tem muita coisa para fazer e para conhecer.  É uma zona muito histórica, onde envolve muito Portugal, está muito perto da fronteira.

Aqui em Alburquerque é vivido muito o desporto e a arte. Tem a casa da cultura, onde se tem 1000 coisas para fazer (teatro, biblioteca, aulas de idiomas, classes de informática, etc.).

Alburquerque tem um bom pavilhão desportivo disponível para a população com vários tipos de desportos. Também tem um campo de relvado, porque como em Portugal, o futebol também é o desporto dominante daqui. Uma pista de atletismo muito bonita, algo que me chama muito atenção, é a grande importância dada ao desporto com incapacitados, tanto é dado, que o campeão espanhol é daqui.

Já fiz tanta coisa, e ainda estou aqui um mês, e nem metade cheguei a fazer. É sem dúvida o sítio muito bom para conhecer, em termos de tudo mesmo!

Prometo escrever mais sobre a minha aventura em Alburquerque! Obrigado pela oportunidade!

Espero que esteja tudo bem por aí! :)

Até breve"