terça-feira, maio 10, 2016

Enfrentar os medos e sentir-se orgulhosa!

Foi quando celebrei o meu 30º aniversário que percebi que não podia perder a oportunidade de fazer voluntariado num país estrangeiro. 
As incertezas eram algumas e o nervosismo também, mas foram os testemunhos de outros jovens voluntários que me fizeram ver que o medo do desconhecido era apenas inicial e que poderia transformar-se numa grande experiência. 

Encontrei a rota jovem na internet e com a coragem que consegui reunir, comecei a candidatar-me. Os feedbacks foram alguns e cada entrevista de Skype que tive com as associações de acolhimento fazia a minha ansiedade aumentar. Era algo que eu queria definitivamente concretizar. 
Finalmente a boa notícia chegou e o meu destino seria Nicosia, a capital do Chipre. Senti uma felicidade imensa por ter sido aceite, começando a ter simultaneamente borboletas na minha barriga. 
Seria um mundo novo cheio de pessoas desconhecidas onde tudo estava fora da minha área de conforto. Noutra perspectiva iria ajudar pessoas refugiadas que necessitariam da minha ajuda e realizaria actividades para os jovens cipriotas com dificuldades de integração social. 
A data da partida chegou e a recepção por parte dos membros da minha organização de acolhimento não poderia ter sido melhor. Foram super atenciosos e afáveis, tendo sempre a preocupação que eu e os outros voluntários estivéssemos bem.
Passaram-se duas semanas desde que aqui estou e cada dia que passa me sinto mais feliz por ter tomado esta decisão. Iremos realizar actividades como noites de cinema, workshops de cozinha vegetariana, caminhadas pela natureza, entre outras tantas que irão surgir ao longo do ano. Teremos também o trabalho com os refugiados com a organização Caritas. Acredito que estas pessoas me irão ajudar muito a crescer como ser humano por me proporcionarem visões da vida que actualmente nem sonho poderem existir.
Já fiz amigos novos e não consigo deixar de pensar no desperdício que teria sido ter deixado os meus medos ganharem. Sinto-me orgulhosa por ter vindo e apenas lamento não o ter feito mais cedo. Aqui vou viver uma experiência que me vai mudar para sempre e que vai deixar muitas saudades.

Barbara Dias

1 comentário:

Lília disse...

Olá Barbara, estou muito interessada em inscrever - me também. Podemos encontrar uma forma de partilhar mais informação?
Agradecia imenso.