"Hop on hop off. Berlim, Lisboa, Cascais: Areia Branca. É a Rota sempre a bombar... acabou o SVE, regressei a Portugal... mesmo a tempo do encontro de sócios da minha associação juvenil favorita.
Um fim de semana para ver caras conhecidas e encontrar pessoas novas.
O tempo; magnífico! A localização: de sonho!
Piadas por P, jogos por J, correr na areia, ficar cansado. Ter UM objectivo e fazer seis, perder e ficar feliz ou ganhar, o importante é chutar a areia!
E qual é posição da ROTA relativamente ao voluntariado?
Sim, porque para além de diversão, no encontro de sócios também se discute a ROTA, a sua-nossa identidade."
terça-feira, novembro 18, 2008
Textos dum Encontro de Sócios inesquecível - Rui Montez
Textos dum Encontro de Sócios inesquecível - Cristóvão Machado
"Confesso que estava ansioso por este encontro, pois estava a precisar de relaxar e aquela pousada junto ao mar e reencontro das pessoas certas foi o remédio santo. Embora cansado tudo se tornou agradável, nesse belo e tão estimulante fim de semana. Talvez fôssemos poucos, o grupo foi muito participativo e sem querer éramos uma família unida. Os amigos secretos que sem querer criaram um ambiente tão confortante para o nosso estado de espírito. Senti-me mesmo bem, a Lourinhã sem duvida um paraíso na terra, o mar, a brisa que despertou o meu olhar, a areia branca, foi sem duvida uma experiência que não irei esquecer e que irei repetir vezes sem conta com a ajuda da Rota Jovem. Uma Rota linda, foi um fim de semana divertido, o tempo também ajudou felizmente, um sol lindo que nos ofereceu um despertar fantástico, olhar o mar, as ondas que deslizavam na areia branca, e ao fim do dia o mais belo era ver o sol desaparecer lentamente, um horizonte vasto para apreciar. Um encontro fantástico, obrigado a todos por este tão pleno momento, obrigado Rota jovem por seres única. Devolveste tudo aquilo que sempre esteve presemte em mim e é graças a ti que me sinto feliz para comigo mesmo, sinto-me aberto para o mundo, com um valor próprio maravilhoso, um amigo a meu lado, uma gargalhada que se escapa e sem querer vejo que tudo é mais belo, tudo é melhor na minha vida, obrigado ROTA JOVEM, estarei sempre para rota, como a rota está para mim."
Textos dum Encontro de Sócios inesquecível - Raul Pinto
O que é a Rota? O que é um Encontro de Sócios?
O que são 10,30,60 pessoas que se descobrem e descobrem que somos semelhantes e somos diferentes?
A semelhaça produz gargalhadas. A diferença é interessante. A partilha faz-nos crescer.
O quotidiano lançou-me a dúvida. No meio de tanto trabalho, de tanto stress, valerá a pena tirar 48 horas da minha vida para um Encontro de Sócios da RotaJovem?
Claro que sim! e isso ficou comprovado. Cada um de nós são JEM*as lapidadas, brilhantes, que iluminam, ensinam, fazem rir.
Alguém arrisca palavras começadas por L?
Um muito obrigado a todos.
segunda-feira, novembro 10, 2008
9 ou 10 anos?
No início foi difícil perceber como eras, o que fazias em concreto e quais os teus principais amigos, interesses e vontades.
Aos poucos fui-me aproximando, e foi com um enorme prazer que passo a passo te fui descobrindo, vivendo, recebendo as tuas partilhas e oferecendo-te outras tantas.
Ao fim de todo este tempo posso dizer-te que a minha vida preencheu-se contigo e que foste o elo de ligação para que eu conhecesse pessoas que transpordam energia nos seus olhares, pessoas que jamais sairão da minha vida.
O melhor:
As pessoas que me fizeste conhecer;
A serra da estrela, incluindo o grupo mete-nojo que conheci lá e o nascer de lua mais bonito que alguma vez vi até hoje (ano 2001!);
O último raid fotográfico;
As conversas contigo;
Assistir ao aumento do número de sócios (de meia dúzia até não se conhecer quase ninguém...);
Aprovação da candidatura ao intercâmbio Close to Nature;
O intercâmbio na Eslovénia e o Chico ;);
E podia ficar aqui a tarde toda...
PARABÉNS ROTA JOVEM! Parabéns a cada um de vocês que me está a ler e que acredita que é possível ser-se feliz e contagiar as pessoas com sorrisos!
10 de Novembro 2008
16 anos, milhares de sorrisos, inúmeras ligações e caminhos energéticos!!!
Obrigada a todos os que fazem acontecer a Rota e a vivem com tanta intensidade e vontade de crescer!
'Bora continuar!!!
:)
terça-feira, outubro 07, 2008
espreitar às janelas
Tantos intercâmbios, tantas aventuras... Aqui ficam uns links para espreitar...
Para os fãs do intercâmbio no Creoula:www.seabeyondtheskyline.com
Para os adeptos do Meet the Freak!V: www.youtube.com/watch?v=LAXY--CCZgI
Tanta gente foi esticar os horizontes com o SVE... A Ana Teresa acabou de partir para a Sérvia, por exemplo :anatureza-danu.blogspot.com, o Jõao Mendes que estev algures pela Letónia: alguresnaletonia.blogspot.com e temos a história da Sónia que anda por terras da Macedónia: http://www.blogger.com/www.umpasseiopelaminhamente.blogspot.com
A Rota cá vos espera! Bom Outono!
quarta-feira, julho 30, 2008
domingo, maio 18, 2008
segunda-feira, maio 12, 2008
segunda-feira, abril 28, 2008
quarta-feira, abril 23, 2008
terça-feira, abril 22, 2008
Artigo Público no Jornal da Escola Salesianos do Estoril
Rita Santos9ºAConhecer a Europa, derrubar barreiras… brincando!
A Rota Jovem é uma associação que trabalha com jovens do espaço europeu. Nas nossas actividades têm participado vários elementos mas a Cíntia, a Joana e o Tó Zé são as presenças mais assíduas.
Se quiserem conhecer melhor este grupo visitem o espaço em Cascais (junto à Biblioteca Municipal) ou no site www.rotajovem.com .
sexta-feira, abril 11, 2008
Close To Nature is coming...
Nunca é de mais relembrar que este intercâmbio é a realização de um pequeno sonho de várias pessoas...
Em Setembro de 2006 eu e o Miguel fomos a um curso na Bélgica promovido pela associação Nature. Numa bela tarde a actividade prevista era a de idealizar um projecto internacional...
Curiosamente, nessa tarde, sentados na relva, eu e o Miguel "calhámos" na mesma equipa de trabalho. Conversa puxa conversa o projecto internacional que criámos foi um intercâmbio que teria lugar numa pequena vila em Veiros. A ideia inicial sempre foi a de proporcionar aos participantes um momento de vida ao ar livre, num contacto próximo com a natureza...
Confesso que na altura nunca me passou pela cabeça que a ideia iria para a frente! Dois dos actuais parceiros do intercâmbio (Bélgica e Letónia) são os mesmos que nos ajudaram a criar esta ideia há um ano e meio na Bélgica. Giro não é? :)
Passado um ano e meio o projecto vai realizar-se... e é já em Junho!

segunda-feira, fevereiro 11, 2008
Intercâmbio Direitos Humanos
Estamos em contagem decrescente para um mega intercâmbio itinerante que tem como palco Cascais e Zakopane (na Polónia)! Entre Portugueses, Turcos, Estonos, Polacos e Italianos vamos discutir Direitos Humanos, fazer um peddy-papper em Cascais, vários workshops e uma noite de karaoke na Rota Jovem!!!
Queres acompanhar estas aventuras, dar as boas-vindas aos participantes estrangeiros, e fazer a festa conosco?
Aparece dia 19, Terça-feira a partir das 21h na Rota Jovem para uma horitas muito interculturais!!
quarta-feira, janeiro 16, 2008
quinta-feira, dezembro 20, 2007
sexta-feira, dezembro 07, 2007
é já este domingo!!!
Meeting Point Núcleos em Acção
na Rota, às 16h
vamos cozinhar ideias para os núcleos Rota Jovem
se estás interessad@ em colaborar na organização de actividades na Rota, aparece!
terça-feira, novembro 27, 2007
ES - testemunho
Encontro de sócios 2007
Alvito…
Sinopse
Esmeraldei-me, esmeraldaram-se, esmeraldámo-nos.
- a organização esmeraldou-se
- a Casa era esmeraldada.
- e a Cozinheira que se chamava Esmeralda, esmeraldou-se a cozinhar para o grupo arrotante.
Grupo divertido de sócios compreendido entre,
os que estão à 15 anos e os que estão há 15 dias na associação!
Houve festa de Estrelas,
jantar à luz de velas,
e sopa … muita sopa!
Oportunidade de:
deixar a sua marca… não foi Ricardo;
gritar STOP (Ana, no fui eu!)
teatralizar a diferença e problemáticas do quotidiano…
conhecer os locais de referência em Alvito (Papa Borregos e Lady Di Bar);
dinâmicas de grupo, energisers e muita animação;
Brainstorming para criação de núcleos;
educar os "putos" (…Pedro deves respeitar as pessoas);
desejar longevidade aos compadres "…vamos lá ver se chega aos 100"
criar o modelo de "núcleos" na rota…e projectar-se o futuro.
Manuel Tiberio
segunda-feira, novembro 26, 2007
quarta-feira, novembro 14, 2007
Encontro de Sócios parte 2
Por isso aqui vai a 2ª pista:
Alguns terão a oportunidade de adoçar a boca com o famoso pastel de grão...
Agora está muitooo fácil!! Quem é @ mais rápid@? ;)
segunda-feira, novembro 12, 2007
Encontro de Sócios 2007
Então se já estás inscrito, temos um desafio para ti:
De 2 em 2 dias vai sair uma pista do local onde irá decorrer o encontro, aqui no Blog. A primeira pessoa a adivinhar o local, irá ganhar o grande prémio Encontro 2007!!!
A primeira Pista é lançada agora:
A cidade ou vila onde vamos estacionar o autocarro que nos irá levar começa pela letra A....
A corrida está lançada....Será que te aventuras??
E para os que ainda não se inscreveram....o que é que estás à espera?!
E ainda mais Parabéns!
Infelizmente não posso estar presente fisicamente para comemorar os 15 anos da Rota Jovem. Mas estou a pensar em vocês e desejo uma grande noite e que venham mais 15 anos de pura energia, irreverência e originalidade...
Obrigado por tudo que fizeram por mim a nível pessoal e profissional... continuem a fazer crescer os jovens nas direcções correctas... Parabéns e obrigado por existirem...
Baci directamente dos Açores...
toninho!"
sábado, novembro 10, 2007
obrigada!
hoje está a ser um dia fantástico, com gente linda a comemorar os 15 anos desta associação que eu guardo num sítio especial do meu coração. estou um bocado lamechas, mas há dias assim, e este é um deles.
porque nos ses da minha vida, se não tivesse existido uma rota jovem, eu nunca teria tido esta oportunidade fantástica de crescer, aprender, viver, ser a pessoa que sou hoje.
e hoje vim aqui, e fico feliz de ver tanta gente, pessoas que vestem a camisola, e trazem a rota no coração, e dizem obrigado rota, mudaste a minha vida.
a rota é o que quiseres dela, e eu hoje quero isto mesmo, esta amálgama de gente bonita a agadecer(-se) por existirmos.
obrigada!
PARABÉNS!!!
“Sim, fui a Marrocos com um grupo de pessoas espectaculares e vivi momentos inesquecíveis. A Rota Jovem é… é um sítio onde qualquer jovem pode pôr os seus projectos em prática. Tens a ideia, e a Rota ajuda-te a concebê-la.”
Foi mais ou menos esta a primeira explicação que eu ouvi sobre a Rota, há cerca de 8 anos atrás. Desde esse momento que a vontade de conhecer esse grupo de pessoas (a Rota Jovem não é mais do que um grupo de pessoas com uma enorme vontade de viver a vida intensamente) foi mais do que muita.
Uma ida à Serra da Estrela, a primeira actividade internacional, algumas reuniões na antiga sede (um apartamento num prédio em Cascais!!), bicicleta na costa alentejana, … … e um várias pessoas com quem tenho partilhado muita coisa boa!
Obrigado Marta por me teres dado a conhecer a Rota Jovem!
Parabéns a todos os que há 15 anos mantêm viva a melhor associação do mundo!
terça-feira, novembro 06, 2007
sábado, novembro 03, 2007
shhhhhh
não digam a ninguém, mas estou neste momento a escrever do piso -1 da Rota Jovem, e lá em cima está a andreia e cia a fazer uma apresentação sobre o SVE dela na Irlanda. aqui em baixo os computadores estão cheios de gente a teclar, lá em cima está cheio de gente a ouvir. oiço risos e perguntas e respostas.
de manhã foi a apresentação do livro e do dvd do projecto Voluntariado Chama!, e almoçámos frango assado (e pizza veggie) no jardim, em versão picnic chillout. na hora da sesta falámos, rimos, trocámos memórias de um grande verão. depois houve uma apresentação muy dinâmica sobre SVE.
à noite há música com o dj raul e que mais logo se verá, a noite será exactamente como a criarmos.
e por isso queria aproveitar este bocadinho, em tom mais confessional, muito baixinho, para dizer que assim se vê que a Rota vive no mundo real, mais que no virtual.
quinta-feira, outubro 11, 2007
Depois de várias noites a pensar no que poderíamos criar, eu e o Miguel decidimos concretizar um sonho de fazer um evento inesquecível em Veiros.
E o resultado de vários brainstormings está à vista e finalmente apetece-me gritar alto e partilhar com todos vocês!
O nosso intercâmbio foi aprovado!!!
Daqui a uns breves meses a coisa vai explodir e vamos ter cerca de 25 jovens portugueses, italianos, checos, belgas e da Letónia num magnífico intercâmbio em Veiros (Alentejo, concelho de Estremoz).
O momento de arregassar as mangas chegou! Vai ser inesquecível!
Apeteceu-me contar-vos.
Filipa
sexta-feira, setembro 21, 2007
mostra jovem
para começar a 3ª edição da mostra jovem!
a rota jovem está a organizar (a não perder ;) ):
mercado verde | sábado e domingo das 15h às 21h
Artigos de comércio justo, artigos em segunda mão, produtos reutilizados e reinventados e reciclados, trocas e artesanato são algumas opções de consumo de baixo impacte que escolhemos para levar até às Baía neste fim de semana.
conversas na baía | sexta 22 às 19h
um debate informal sobre consumo responsável É possível viver na cidade com um impacto reduzido no ambiente? Esta é uma questão que gostaríamos de colocar e encontrar formas de a responder através das opções de consumo de cada um.
A seguir vamos relançar o concurso Quanto Custa? Micro-filmes e curtíssimas onde desafiamos os participantes a partilhar as suas percepções sobre consumo responsável.
Viagens ao admirável mundo novo | sábado às 16h
Workshop de inteculturalidade
o TEU papel | sábado às 17h
Workshop de papel reciclado
para ver mais sobre o programa da mostra: http://mostrajovem.no.sapo.pt
















