quinta-feira, fevereiro 07, 2013

Diogo Marçal, Letónia


Faz hoje precisamente um mês que cheguei a Kurmene para realizar o meu projecto SVE, pacata aldeia no interior da Letónia com cerca de 500 habitantes (e talvez apenas 300 durante os dias de trabalho). Habituado à vida nas grandes cidades, acabei por estranhar ao inicio o facto de viver num sitio onde não há um café, um restaurante ou um bar para ir com os amigos,  o facto de raramente ver pessoas da minha faixa etária, com excepção do meu mentor, e principalmente o facto de praticamente ninguém falar em inglês. No entanto com o passar dos dias fui me acostumando a este novo estilo de vida e agora já me sinto praticamente em casa e até já consigo pedir o que quero no mini-mercado (em letão claro).
Diariamente vou cerca de 45 min ao infantário, onde ensino algum vocabulário de inglês, organizo jogos, e algumas actividades de trabalho manual e desenho. No resto do tempo aproveito para organizar algumas actividades, como por exemplo um piquenique de inverno, com cerca de -20ºC mas que não impediu cerca de 4 horas de convívio à volta de uma fogueira, treinos de ténis de mesa e mais recentemente aulas de inglês e francês para adultos.
Já tive também a oportunidade de conhecer alguns voluntários vindos de toda a Europa  que estão na Letónia, partilhando imensas ideias e experiências, bem como organizar actividades em conjunto. Tem sido uma experiência fantástica e inesquecível e sinto-me tão feliz por saber que ainda tenho 5 meses pela frente!


Diogo Marçal





Sem comentários: