sexta-feira, junho 27, 2014

Diário de Bordo: Bom regresso a Portugal Fábio!


O Fábio terminou a sua experiência enquanto voluntário SVE em França e decidiu despedir-se em grande! Acompanha o último capítulo da sua aventura aqui:


"Esta é a última semana do meu voluntariado. Foi em outubro que cheguei a Yvetot, França, para começar uma aventura como parte de um projeto coletivo, onde venho a partilhar o meu dia-a-dia com a Elisa de Itália, o Johnny de Alemanha, a Antía de Espanha e a Melodie de França. 

Sempre tive dificuldade em expressar por palavras a experiência de voluntário europeu. Talvez por ser uma das experiências mais intensas da minha vida, por ser um constante desafio onde me deparo com novas situações que requerem uma adaptação quase rotineira, ou simplesmente porque escrever nunca foi o meu forte e andei com a cabeça ocupada com outras coisas.

Será que faria um SVE se pudesse voltar atrás nove meses no passado, onde tinha o meu trabalho e estava diariamente com a minha família e amigos? Sim, faria novamente um SVE e com muito gosto. Talvez foi esta questão, à qual só consegui encontrar a resposta no fim do meu voluntariado, que nunca me permitiu descrever por palavras o que é a experiência SVE.

Todos os que tiverem a oportunidade e interesse em conhecer uma nova cultura, ou até mesmo aprenderem uma nova língua e, ao mesmo tempo, dedicar um período da vossa vida a fazer um voluntariado, o SVE é para ti! Este é um momento de crescimento pessoal e interpessoal, onde somos desafiados a trabalhar num país estrangeiro, no seio de uma equipa intercultural. É um momento rico em novas descobertas, novos lugares, novas pessoas, novas experiências. O SVE é um programa assente na educação não formal, onde tu serás o principal responsável pela tua aprendizagem, onde podes ter iniciativa, propor os teus projetos e desenvolver as tuas competências. Nós, por exemplo, realizamos uma pequena curta-metragem com as crianças das diferentes estruturas do projeto com o título “À la recherche des rêves perdus”, que já está disponível na internet para os curiosos.

 












 Por outro lado, o SVE não é um mar de rosas, provavelmente existiram momentos em que a motivação passará por altos e baixos, ou em que as saudades apertam mais, mas no final é possível fazer esta experiência valer a pena. Acredito que também é importante tentar a sorte num projeto com o qual te identifiques e nunca será mal pensado tentar contactar em avanço com a organização e com os seus antigos voluntários para obter mais informações. Escolher por escolher, ou optar por um projeto pelo local onde se situa, talvez não seja a melhor opção.

Agora é tempo de começar a fazer as malas, a preparar-me para voltar a Portugal e ir à praia, e encarar o futuro com confiança numa nova aventura positiva! :) Fábio"

Sem comentários: