sexta-feira, fevereiro 20, 2015

Carimbo Internacional na França: O primeiro mês de SVE da Inês


A Inês acaba de embarcar numa das grandes aventuras da vida dela. A iniciativa do Serviço Voluntário Europeu (integrada no Programa Erasmus+ e financiado pela Comissão Europeia) deu-lhe a oportunidade de fazer as malas e partir para a França onde, durante os próximos meses, irá arregaçar as mangas e contribuir para o desenvolvimento da comunidade de Reims. Descobre como foi o seu primeiro mês aqui:

"Olá, 

Eu sou a Inês e estou neste momento a fazer um SVE em França, enviada pela Rota Jovem.
No passado dia 7 fez um mês que cheguei a Reims e até ao momento a experiência tem sido muito positiva. Cheguei no dia do atentado a Charlie Hebdo, claramente os primeiros dias foram de alguma tensão, 24h sobre 24h atentos às notícias, mas passados poucos dias pude ir explorando a região e tirando primeiras impressões. A cidade de Reims, muito destruída pela I Grande Guerra, é pequena mas bonita, com a sua conhecida catedral de estilo gótico e vários edifícios em estilo Art Nouveau. As pessoas por aqui são em geral muito simpáticas, embora reservadas. 


Passada 1 ½ semana da minha chegada participei numa sessão de recepção SVE em Sommières, no sul do país, com outros voluntários recém-chegados a França.

Foi uma semana fantástica, pude esclarecer melhor sobre o SVE, em continuação da sessão que tive com a Ana na Rota. Foi uma oportunidade também para conhecer os projectos de outros voluntários SVE, e sobretudo fazer bons amigos, partilhar ideias e objectivos, assim como receber dicas práticas úteis para a minha estadia. Os formadores (Nunzio, Audrey, e Estelle) foram peças-chave não apenas na nossa orientação mas sobretudo na integração e união final do grupo, tendo também eles sido parte desse grupo.

O pessoal do CRIJ Champagne-Ardennes, que coordena o meu SVE, tem sido impecável na minha integração em Reims. Sobretudo nas primeiras semanas foi essencial para me sentir “em casa”. Na MAS Marc Toussaint, onde faço o meu SVE, um centro especializado para adultos com deficiência motora, em muitos casos também cognitiva, a minha integração tem corrido bem, e sido surpreendentemente rápida. Ambos residentes como empregados foram desde o primeiro dia muito calorosos, disponíveis para me mostrar como tudo funciona, assim como ensinar-me sobre a cultura francesa, e interessados em saber mais sobre Portugal, a nossa língua e cultura. 

A equipa de animação, da qual faço parte, é muito dinâmica, todas as semanas surgem novas actividades para os residentes (ex. Bowling e jantar no McDonalds), e há espaço para também nós propormos saídas/actividades. 

Tendo em conta estas primeiras semanas, sinto-me bem acolhida, quase como em casa. Ainda que este percurso SVE possa vir a ter os seus altos e baixos sinto-me motivada e, pelo que vi até agora, tenho a certeza de que passarei aqui 7 bons meses.
Et voilà, à bientôt, ou até breve !
Inês"  

Sem comentários: