segunda-feira, novembro 10, 2008
10 de Novembro 2008
16 anos, milhares de sorrisos, inúmeras ligações e caminhos energéticos!!!
Obrigada a todos os que fazem acontecer a Rota e a vivem com tanta intensidade e vontade de crescer!
'Bora continuar!!!
:)
terça-feira, outubro 07, 2008
espreitar às janelas
Tantos intercâmbios, tantas aventuras... Aqui ficam uns links para espreitar...
Para os fãs do intercâmbio no Creoula:www.seabeyondtheskyline.com
Para os adeptos do Meet the Freak!V: www.youtube.com/watch?v=LAXY--CCZgI
Tanta gente foi esticar os horizontes com o SVE... A Ana Teresa acabou de partir para a Sérvia, por exemplo :anatureza-danu.blogspot.com, o Jõao Mendes que estev algures pela Letónia: alguresnaletonia.blogspot.com e temos a história da Sónia que anda por terras da Macedónia: http://www.blogger.com/www.umpasseiopelaminhamente.blogspot.com
A Rota cá vos espera! Bom Outono!
quarta-feira, julho 30, 2008
domingo, maio 18, 2008
segunda-feira, maio 12, 2008
segunda-feira, abril 28, 2008
quarta-feira, abril 23, 2008
terça-feira, abril 22, 2008
Artigo Público no Jornal da Escola Salesianos do Estoril
Rita Santos9ºAConhecer a Europa, derrubar barreiras… brincando!
A Rota Jovem é uma associação que trabalha com jovens do espaço europeu. Nas nossas actividades têm participado vários elementos mas a Cíntia, a Joana e o Tó Zé são as presenças mais assíduas.
Se quiserem conhecer melhor este grupo visitem o espaço em Cascais (junto à Biblioteca Municipal) ou no site www.rotajovem.com .
sexta-feira, abril 11, 2008
Close To Nature is coming...
Nunca é de mais relembrar que este intercâmbio é a realização de um pequeno sonho de várias pessoas...
Em Setembro de 2006 eu e o Miguel fomos a um curso na Bélgica promovido pela associação Nature. Numa bela tarde a actividade prevista era a de idealizar um projecto internacional...
Curiosamente, nessa tarde, sentados na relva, eu e o Miguel "calhámos" na mesma equipa de trabalho. Conversa puxa conversa o projecto internacional que criámos foi um intercâmbio que teria lugar numa pequena vila em Veiros. A ideia inicial sempre foi a de proporcionar aos participantes um momento de vida ao ar livre, num contacto próximo com a natureza...
Confesso que na altura nunca me passou pela cabeça que a ideia iria para a frente! Dois dos actuais parceiros do intercâmbio (Bélgica e Letónia) são os mesmos que nos ajudaram a criar esta ideia há um ano e meio na Bélgica. Giro não é? :)
Passado um ano e meio o projecto vai realizar-se... e é já em Junho!

segunda-feira, fevereiro 11, 2008
Intercâmbio Direitos Humanos
Estamos em contagem decrescente para um mega intercâmbio itinerante que tem como palco Cascais e Zakopane (na Polónia)! Entre Portugueses, Turcos, Estonos, Polacos e Italianos vamos discutir Direitos Humanos, fazer um peddy-papper em Cascais, vários workshops e uma noite de karaoke na Rota Jovem!!!
Queres acompanhar estas aventuras, dar as boas-vindas aos participantes estrangeiros, e fazer a festa conosco?
Aparece dia 19, Terça-feira a partir das 21h na Rota Jovem para uma horitas muito interculturais!!
quarta-feira, janeiro 16, 2008
quinta-feira, dezembro 20, 2007
sexta-feira, dezembro 07, 2007
é já este domingo!!!
Meeting Point Núcleos em Acção
na Rota, às 16h
vamos cozinhar ideias para os núcleos Rota Jovem
se estás interessad@ em colaborar na organização de actividades na Rota, aparece!
terça-feira, novembro 27, 2007
ES - testemunho
Encontro de sócios 2007
Alvito…
Sinopse
Esmeraldei-me, esmeraldaram-se, esmeraldámo-nos.
- a organização esmeraldou-se
- a Casa era esmeraldada.
- e a Cozinheira que se chamava Esmeralda, esmeraldou-se a cozinhar para o grupo arrotante.
Grupo divertido de sócios compreendido entre,
os que estão à 15 anos e os que estão há 15 dias na associação!
Houve festa de Estrelas,
jantar à luz de velas,
e sopa … muita sopa!
Oportunidade de:
deixar a sua marca… não foi Ricardo;
gritar STOP (Ana, no fui eu!)
teatralizar a diferença e problemáticas do quotidiano…
conhecer os locais de referência em Alvito (Papa Borregos e Lady Di Bar);
dinâmicas de grupo, energisers e muita animação;
Brainstorming para criação de núcleos;
educar os "putos" (…Pedro deves respeitar as pessoas);
desejar longevidade aos compadres "…vamos lá ver se chega aos 100"
criar o modelo de "núcleos" na rota…e projectar-se o futuro.
Manuel Tiberio
segunda-feira, novembro 26, 2007
quarta-feira, novembro 14, 2007
Encontro de Sócios parte 2
Por isso aqui vai a 2ª pista:
Alguns terão a oportunidade de adoçar a boca com o famoso pastel de grão...
Agora está muitooo fácil!! Quem é @ mais rápid@? ;)
segunda-feira, novembro 12, 2007
Encontro de Sócios 2007
Então se já estás inscrito, temos um desafio para ti:
De 2 em 2 dias vai sair uma pista do local onde irá decorrer o encontro, aqui no Blog. A primeira pessoa a adivinhar o local, irá ganhar o grande prémio Encontro 2007!!!
A primeira Pista é lançada agora:
A cidade ou vila onde vamos estacionar o autocarro que nos irá levar começa pela letra A....
A corrida está lançada....Será que te aventuras??
E para os que ainda não se inscreveram....o que é que estás à espera?!
E ainda mais Parabéns!
Infelizmente não posso estar presente fisicamente para comemorar os 15 anos da Rota Jovem. Mas estou a pensar em vocês e desejo uma grande noite e que venham mais 15 anos de pura energia, irreverência e originalidade...
Obrigado por tudo que fizeram por mim a nível pessoal e profissional... continuem a fazer crescer os jovens nas direcções correctas... Parabéns e obrigado por existirem...
Baci directamente dos Açores...
toninho!"
sábado, novembro 10, 2007
obrigada!
hoje está a ser um dia fantástico, com gente linda a comemorar os 15 anos desta associação que eu guardo num sítio especial do meu coração. estou um bocado lamechas, mas há dias assim, e este é um deles.
porque nos ses da minha vida, se não tivesse existido uma rota jovem, eu nunca teria tido esta oportunidade fantástica de crescer, aprender, viver, ser a pessoa que sou hoje.
e hoje vim aqui, e fico feliz de ver tanta gente, pessoas que vestem a camisola, e trazem a rota no coração, e dizem obrigado rota, mudaste a minha vida.
a rota é o que quiseres dela, e eu hoje quero isto mesmo, esta amálgama de gente bonita a agadecer(-se) por existirmos.
obrigada!
PARABÉNS!!!
“Sim, fui a Marrocos com um grupo de pessoas espectaculares e vivi momentos inesquecíveis. A Rota Jovem é… é um sítio onde qualquer jovem pode pôr os seus projectos em prática. Tens a ideia, e a Rota ajuda-te a concebê-la.”
Foi mais ou menos esta a primeira explicação que eu ouvi sobre a Rota, há cerca de 8 anos atrás. Desde esse momento que a vontade de conhecer esse grupo de pessoas (a Rota Jovem não é mais do que um grupo de pessoas com uma enorme vontade de viver a vida intensamente) foi mais do que muita.
Uma ida à Serra da Estrela, a primeira actividade internacional, algumas reuniões na antiga sede (um apartamento num prédio em Cascais!!), bicicleta na costa alentejana, … … e um várias pessoas com quem tenho partilhado muita coisa boa!
Obrigado Marta por me teres dado a conhecer a Rota Jovem!
Parabéns a todos os que há 15 anos mantêm viva a melhor associação do mundo!
terça-feira, novembro 06, 2007
sábado, novembro 03, 2007
shhhhhh
não digam a ninguém, mas estou neste momento a escrever do piso -1 da Rota Jovem, e lá em cima está a andreia e cia a fazer uma apresentação sobre o SVE dela na Irlanda. aqui em baixo os computadores estão cheios de gente a teclar, lá em cima está cheio de gente a ouvir. oiço risos e perguntas e respostas.
de manhã foi a apresentação do livro e do dvd do projecto Voluntariado Chama!, e almoçámos frango assado (e pizza veggie) no jardim, em versão picnic chillout. na hora da sesta falámos, rimos, trocámos memórias de um grande verão. depois houve uma apresentação muy dinâmica sobre SVE.
à noite há música com o dj raul e que mais logo se verá, a noite será exactamente como a criarmos.
e por isso queria aproveitar este bocadinho, em tom mais confessional, muito baixinho, para dizer que assim se vê que a Rota vive no mundo real, mais que no virtual.
quinta-feira, outubro 11, 2007
Depois de várias noites a pensar no que poderíamos criar, eu e o Miguel decidimos concretizar um sonho de fazer um evento inesquecível em Veiros.
E o resultado de vários brainstormings está à vista e finalmente apetece-me gritar alto e partilhar com todos vocês!
O nosso intercâmbio foi aprovado!!!
Daqui a uns breves meses a coisa vai explodir e vamos ter cerca de 25 jovens portugueses, italianos, checos, belgas e da Letónia num magnífico intercâmbio em Veiros (Alentejo, concelho de Estremoz).
O momento de arregassar as mangas chegou! Vai ser inesquecível!
Apeteceu-me contar-vos.
Filipa
sexta-feira, setembro 21, 2007
mostra jovem
para começar a 3ª edição da mostra jovem!
a rota jovem está a organizar (a não perder ;) ):
mercado verde | sábado e domingo das 15h às 21h
Artigos de comércio justo, artigos em segunda mão, produtos reutilizados e reinventados e reciclados, trocas e artesanato são algumas opções de consumo de baixo impacte que escolhemos para levar até às Baía neste fim de semana.
conversas na baía | sexta 22 às 19h
um debate informal sobre consumo responsável É possível viver na cidade com um impacto reduzido no ambiente? Esta é uma questão que gostaríamos de colocar e encontrar formas de a responder através das opções de consumo de cada um.
A seguir vamos relançar o concurso Quanto Custa? Micro-filmes e curtíssimas onde desafiamos os participantes a partilhar as suas percepções sobre consumo responsável.
Viagens ao admirável mundo novo | sábado às 16h
Workshop de inteculturalidade
o TEU papel | sábado às 17h
Workshop de papel reciclado
para ver mais sobre o programa da mostra: http://mostrajovem.no.sapo.pt
quarta-feira, agosto 29, 2007
quanto custa?
http://www.youtube.com/watch?v=Nppi1zp7xUk

é...
um concurso de micro-filme e curtíssimas
organizado no âmbito da Mostra Jovem 2007 (21,22 e 23 Setembro)
sobre
Consumo Responsável
queremos incentivar o pensamento sobre o consumo responsável e estimular a criação artística como meio de expressão de opiniões no espaço público
por isso... se tens
um aparelho de captar imagem
e criatividade,
PARTICIPA!!!
há duas c ategorias:
· Micro-filmes até 1’ 57’’
· Curtíssimas até 5’ 23’’
e um (novo) prazo: fim de Outubro
e prémios!!!
(o que conta é a originalidade, não a técnica!)
+info em www.rotajovem.com/quantocusta
terça-feira, julho 10, 2007
Queres participar num magnífico intercâmbio na Bélgica?
Países participantes: Portugal, Eslováquia, Itália, Turquia e Bélgica
Tema: Sense of nature
Preço: 30% da viagem, inclui alojamento, alimentação e todas as actividades
Ainda estás a tempo de te inscrever!!!
Fala JÁ com o Miguel para o 93 556 11 47
sexta-feira, junho 22, 2007
hoje às 23h no rossio: flash mob pelo voluntariado
Sexta feira dia 22 de Junho, a Rota Jovem vai organizar um Flash Mob para apelar ao voluntariado. O ponto de encontro será às 23h no Rossio. Mais de 100 (comigo são 101;) voluntários irão oferecer às pessoas uma flor de papel com uma mensagem de incentivo ao voluntariado.
Queres participar?
Traz uma flor com uma mensagem sobre o voluntariado e
Aparece!
Divulga esta iniciativa a todos os teus Amigos!
O que é um Flash Mob? vê em http://pt.wikipedia.org/wiki/Flash_mob
Deixa aqui a TUA mensagem!!!
domingo, junho 10, 2007
segunda-feira, maio 21, 2007
teatro do oprimido - este sábado foi assim...

o teatro do oprimido é composto por um conjunto de técnicas desenvolvidas por Augusto Boal que democratiza o teatro e o utiliza como forma de ampliar a possibilidade de expressão.
é muito usado no Brasil em intervenção social e educação e em populações oprimidas nas mais diversas comunidades. em portugal há pelo menos 2 projectos que usam estas técnicas (como o grupo Holofote).
este sábado foi dedicado à técnica de teatro fórum e depois de alguns exercícios de expressão corporal dedicámo-nos a dar vida a algumas situações com resultados interessantes


e tudo isto aconteceu no novíssimo espaço dedicado à formação da Câmara Municipal de Cascais, estreado pela Rota Jovem!
queria deixar um muito obrigada ao João, que dinamizou esta tarde e deixar um link para quem quiser saber mais:
Noites interculturais - 17 Maio
quinta-feira, maio 10, 2007




quinta-feira, maio 03, 2007
Bolinhos de Amendoim
Ingredientes:
»140 gr Farinha de Trigo
»1 colher de café de Fermento em Pó
»200 gr de Açúcar Mascavado
»80 gr de Flocos de Aveia
»2 colheres de sopa de Leite
»1 Ovo
»1 Pitada de Sal
»1 colher de café de Canela
»4 colheres de sopa de Margarina
»150 gr de Amendoim Picado
É simples!
Peneirar a farinha e junta-se o fermento em pó.
Adicionar o açúcar mascavado, os flocos de aveia, o ovo (pode fazer-se uma cova no centro do monte formado pelos outros ingredientes), o leite, o sal e a canela.
Depois de derreter a margarina ao lume (ou no microondas, para os que não se incomodam com as ondas) juntar ao resto, mexendo com uma colher de pau.
No final, adicionar os amendoins picados (pessoalmente, compro-os com casca, descasco-os e pico naquilo a que chamamos em português 1-2-3) e amassar, primeiro com a colher de pau e depois é aconselhável usar as mãos.
Untar um tabuleiro com margarina. Com a massa, fazer os bolinhos à mão (resulta melhor do que a alternativa de usar 2 colheres de sobremesa).
Levar a lume médio (200º) durante aproximadamente 10 minutos na parte a meio do forno.
Bom proveito!
E partilhem...
Saudações Animadas da vossa,
Ana Teresa



















