quarta-feira, dezembro 26, 2012

Benedicte Leude

O meu projeto de SVE acontece na associação ALEM de literatura e mediação. Trabalho em três escolas diferentes em que posso desenvolver os meus próprios projetos. Na primeira, um pre-escolar, tenho workshops de música com as crianças de 4 e 5 anos. Fazemos despertar musical a través de jogos com musica clássica, dança e movimento, instrumentos de percussão; ensino-lhes canções francesas e portuguesas, toco clarinete eguitarra para eles.


Na segunda escola, tenho duas atividades: primeiro, duas vezes por semana organizo com a voluntária espanhola Antonia um workshop de música ligada aos outros tipos de arte: artes plásticas, dança, teatro etc. De momento, assim é como temos organizado as sessões:
1.  Fazer música com o seu corpo
2. Desenhar música
3. Mover música
4. Coloque a cena da música
5. Escrever música (letra)
6. Compor a música
Uma vez por semana, participo na “hora do conto” e toco música enquanto outra voluntária de ALEM ler um conto.
Na terceira escola, só ajudo aos professores na realização de cartazes e painéis. 

Viver em Portugal é uma experiência muito interesante - mas chuvosa. Lisboa é uma cidade muito rica a nível da cultura, das saídas e das sardinhas. O que prefiro são as tostas Zaza do Bacalhoeiro, a música do ZdB, o miradouro São Pedro de Alcântara, o jardim do Torrel, a palavra "excelente", o apartamento que partilhamos com os outros voluntários e a nova linguagem internacional que usamos para comunicar (o inglé-portu-spanhol), o trajeto em comboio para ir de Lisboa a Cascais, o Meo Out Jazz durante o verão e os meus alunos nas escolas.




Sem comentários: