quarta-feira, dezembro 26, 2012

Jacek

Há três meses quando comecei o meu projeto em Lisboa. Dois meses com sol e um mês com chuva. Portugal parece-me um país das gentes alegres. Cada um tem o sorriso na cara e estes cujas encontrei, tem muito energia positiva para outros. Inverno não existe aqui.
As escolas onde trabalho ensinam-me a ser paciente e aberto. Paciente comigo, com problemas em comunicação, com vários situações que acontecem. A estadia aqui é uma boa lição para mim. Mais vezes sinto-me como uma criança nesta cultura e nesta língua. E como criança tenho que pedir ajuda aos outros. Através disto, aprendo como e que mover-me num ambiente diferente. Talvez mais do que dar uma ajuda, cheguei aqui para aprender isto. Como é a experiência de uma pessoa numa terra nova. Estou como imigrante quem tem de lidar com diferenças, mas também encontro muita bondade. Espero que com o tempo aprenda mais e mais. E talvez dentro de algunss meses, vou compreender mais e vou conseguir chamar o mundo novo, que existe aqui. Vou crescer rápido, como criança.

Por enquanto estou a apreciar o país, costas azuis, diversidade dos bairros de Lisboa, gentes, boas rochas para escalada e ambiente cheio de alegria.



Jacek

 

Sem comentários: