quinta-feira, dezembro 05, 2013

Diário de Bordo: Passaporte da Voluntária



DADOS DE EMBARQUE

Nome: Elena Touriño
Origem: Espanha




Tudo começa em Julho.
De repente uma manhã qualquer de verão na Galiza torna-se imprevisível e emocionante. Duas palavras, “Join us”, bastam para mudar o que seria um ano com a rotina de sempre numa aventura, nesta aventura que é um SVE. Portugal colocava-se no meu horizonte imediato para os próximos meses com um projeto que não tinha apenas a ver com a minha formação mas também me ia permitir trabalhar com jovens. Fixe, não é? Apenas três meses e um monte de jantares de despedida depois cá estava, por fim, com muita vontade de descobrir tudo! O país, a gente, a língua, aquilo que os portugueses gostam de fazer, de ver, de ouvir, de comer, tudo. E cheguei à conclusão, nos dois meses que estou a viver em Lisboa, que adoro estar cá por uma razão muito simples: estou como em casa! 
Já visitei a cidade, sempre maravilhosa e vibrante, os arredores de Lisboa e outras cidades além da cidade. Já conheci gente, ouvi fado e o que não é fado, comi bacalhau e também o que não o é. Já comecei a trabalhar na Rota Jovem, esta associação juvenil sediada em Cascais que vocês já conhecem e na qual realizo tarefas relacionadas com a comunicação num contexto dinâmico e estimulante. 
E o mais importante é que fiz tudo isso consciente de que ainda me falta muito por fazer, mas contente por  saber que tenho muito tempo por diante para continuar com a descoberta. Agora sou também plenamente consciente de que precisamente quando as coisas não estão a ser fáceis para nós, os jovens neste canto do mundo, tenho a oportunidade de trabalhar dum jeito diferente, com liberdade e criatividade, numa aprendizagem contínua e tentando oferecer sempre o melhor de mim. E esta é uma oportunidade imensa que tenho de aproveitar! 
Pelo que parece, na realidade tudo começou em Outubro. De facto, tudo se tornou real só quando eu pus os pés em Lisboa. Como é que esta nova realidade vai evoluir é algo que só posso saber daqui a nove meses. Mas essa já é outra história que ainda está por escrever. 




Sem comentários: