sexta-feira, dezembro 13, 2013

Rot@s lá fora: Carimbo "Vote For Europe"

O Jorge Gomes foi um dos participantes do intercâmbio "Vote For Europe", que decorreu em Munster na Alemanha entre 20 e 27 de Novembro. Sabe mais sobre a sua experiência aqui!


"Nos dias 20 a 27 de Novembro de 2013 decorreu o intercâmbio juvenil "Vote for Europe" que contou com 64 jovens de 10 países europeus. Este projecto teve como principal objectivo a consciencialização e importância da participação dos jovens nos problemas políticos e sociais da União Europeia, com ênfase nas próximas eleições do parlamento europeu de 2014.

Depois de cerca de 9 horas de viagem em aviões, aeroportos e comboio, chegamos finalmente ao nosso destino: Münster. Imediatamente na saída da estação ferroviária destacaram-se enormes estacionamentos de bicicletas, apesar da densa penumbra que já assola a região perto das 17 horas. A restante viagem nocturna até ao hostel não revela muitos detalhes sobre a cidade, mas conseguimos a oportunidade de comunicar com alguns habitantes para pedir direcções, os quais se demonstraram comunicativos, mesmo quando nos era difícil expressar no mesmo idioma. A chegada ao hostel foi rápida e aonde nos foram apresentados os quartos e as instalações reservadas para o projecto. O resto da noite foi mais relaxante, começando por um jantar repleto dos óptimos sabores da cozinha alemã e actividades de “icebreaking” com vista a integracão dos grupos que já se encontravam presentes.


Os primeiros dias foram marcados pela apresentação do programa, por diversas actividades de reflexão e apresentação em que cada grupo internacional teve uma oportunidade para apresentar o seu país em termos da participação na política da União Europeia e o interesse da população nas eleições do Parlamento Europeu, terminando com uma fabulosa noite intercultural onde cada grupo apresentou um pouco do seu país, da sua gastronomia e cultura. 

Portugal encontrava-se bem representado por um grupo de cinco fantásticos jovens, com diversas iguarias portuguesas, incluindo chouriço de porco preto (assado no local), tremoços, queijinhos típicos de ovelha e vaca e azeite, e uma entusiástica apresentação da cultura portuguesa. 

Com o decorrer do projecto, surgiram novas actividades para desafiar a criatividade dos participantes, como workshops para a criação de vídeos em torno de diversos temas, a realização de entrevistas a habitantes de Münster para encontrar uma boa história que desse origem a um artigo para ser publicado no website do projecto, workshop de fotografia criativa apresentado por um jovem Polaco que dedica parte da sua vida à fotografia, apresentação da estrutura e organização da comunidade europeia e das suas instituições, e um jogo de simulação para ilustrar o processo de votação de discussão e votação de propostas no parlamento europeu. 


O projecto foi um sucesso, conseguindo dinamizar 64 jovens nas actividades desenvolvidas ao longo de 7 dias. O contacto com pessoas de 10 países diferentes foi uma experiencia marcante e enriquecedora. Os primeiros dias foram intensivos em termos de actividades desenvolvidas, mas com o passar do tempo houve oportunidades para relaxar e visitar a cidade de Münster e conhecer um pouco da cultura local, a pontualidade Alemã, as beleza dos habitantes e de uma cidade maioritariamente de estudantes que anteriormente fora reduzida a destroços e cinzas devido à segunda guerra mundial, as longas extensões de percursos para bicicletas, as feiras natalícias espalhadas pela cidade. A continuação do projecto já está prometida, e terá lugar no próximo ano em Budapeste, Hungria."


                   

Sem comentários: