sexta-feira, março 14, 2014

Esticar o braço, sorrir, disparar!

Já passou mais de uma semana e ainda continuamos a falar dos Óscares. Ou mais ou menos, porque do que ainda falamos (nós e meio mundo) é da já célebre selfie das celebrities na gala do domingo. E também da já famosa entrada no Twitter que deu a conhecer a fotografia em questão e que teve mais de três milhões de retwitts em dois dias, convertendo-se assim num conteúdo viral que é para já o mais retwuittado da história. 

Porém, o que é que é exatamente uma selfie e o que é que o faz tão especial? O Dicionário Oxford, que até a escolheu como palavra do ano 2013, define-a como "uma fotografia que alguém faz de sim próprio, tipicamente a tirada com um smartphone ou uma webcam e colocada no site de uma rede social". Mas quem é que não tirou alguma vez uma fotografia de si próprio, sobretudo quando as câmaras ainda funcionavam com película e era preciso acabar o filme? Assim sendo, a questão da selfie não é algo assim tão novo, e de facto já os primeiros fotógrafos lá pelo século XIX utilizavam o auto-retrato como canal de experimentação e exploração desse novo meio de expressão que estava a nascer. E mais ainda, se temos em conta o facto de que pintores de todos os tempos como Delacroix, Van Gogh ou Frida Kahlo, para citarmos apenas alguns, se tenham retratado desde sempre a si próprios nas suas pinturas. A diferença, claro, é que depois eles não colocavam o resultado final no Facebook para começar a coleccionar likes

O certo é que agora que a tendência se tornou fenómeno e as redes sociais estão mesmo inundadas desta "nova" modalidade de retrato, são muitas as reflexões sobre as consequências da loucura pela selfie. Para além do lado estritamente social da exposição pessoal partilhada que é evidente e inerente à própria noção de selfie, os psicólogos têm observado impactos não tão positivos para a saúde mental das pessoas que vão longe de mais nessa exposição. O professor da Duke University Mark Leary diz que "as pessoas precisam que os outros saibam dos factos positivos das suas vidas para atrair e manter a atenção social". A selfie satisfaz esta necessidade, ao mesmo tempo que transmite aos demais exatamente a imagem pública que queremos que tenham de nós. Neste ponto concorda também o professor Robert Arkin, que acrescenta que a selfie é "uma forma de controlar a imagem que os outros têm de nós, desse eu que criamos para eles". Isto leva a que mesmo alguns especialistas tenham alertado dos perigos do "síndrome selfie" nas redes sociais, com implicações que vão ainda mais além.


The Best Computer Science School


Estar continuamente dependentes de comunicarmos a nossa imagem e a busca pela aprovação externa dessa imagem têm a ver com a vaidade extrema e a necessidade de sermos aceites, mas também pode colocar-nos numa situação de vulnerabilidade perante a predisposição a sofrer problemas de depressão e ansiedade, segundo se desprende também de um estudo da Stony Brook University. 

Mas a selfie e as redes sociais até dão para fazer algumas brincadeiras se não o levarmos tão a sério e se soubermos usá-lo com moderação. No Urban Dictionary, que também conta com a sua própria definição, não perdem a oportunidade de brincar e para eles se alguém tira uma selfie é sinal inequívoco de que "não tem amigos para tirar fotografias dele e anda à procura de amigos no MySpace para publicar fotografias deles próprios tiradas por eles próprios". É o Urban Dictionary que o diz, não somos nós. Seja como for, com amigos ou sem amigos, à procura deles ou não, já testaste a tua habilidade nessa arte de esticar o braço, colocar o melhor dos teus sorrisos e apertar o disparador?



@ arrotante do momento!:
ELENA Dizem os que a conhecem que a Elena é obcecada e inquieta, mas também entusiasta e perfeccionista. Ela, que também se conhece um bocadinho, diz que é, sobretudo, curiosa. É por isso que gosta de espreitar, de escrever, de experimentar. É por isso que adora cinema, leitura, viagens. E, se calhar, é também por isso que é voluntária, porque há poucas maneiras melhores para descobrir e pôr-se a prova do que isso.

Sem comentários: