quinta-feira, março 06, 2014

Rot@s lá Fora: O primeiro Ciao do Jorge!



No nosso percurso pela Europa, encontrámos mais um arrotante por terras italinas. O Jorge Amaral anda por Pádua a espalhar boa energia e é mais um dos participantes do Animation Lab, o projeto de estágios profissionais do programa Leonardo da Vinci. Imaginam o que é viver durante cinco meses em Itália? Fiquem a conhecer a sua experiência em seguida:


"Padova é uma cidade vivaça e extremamente bela, regeada de monumentos grandiosos e extensas praças. É servida de uma boa rede de transportes públicos. De salientar que em hora de ponta o metro suburbano é caótico, assim como os comboios que se desloncam para as cidades vizinhas, onde por exemplo é possível ir até Veneza sempre de pé sem nunca haver lugar para nos sentarmos. 

O corropio de bicicletas é frenético por toda a cidade, havendo inclusivé pessoas que não têm carro, usando apenas o metro suburbano e a bicicleta. É frequente ver pessoas bastante idosas a pedalar, onde a bicicleta é um meio essencial na preservação das capacidades motoras. 


No que respeita ao modo de conduzir dos italianos, é como que se estivessem constantemente numa prova de formula 1, entre travagens e acelarações repentinas, peões que parecem invisíveis aos carros, ser-se contornado pelas motos nas passadeiras, sofrer razias pelos carros. No entanto com o hábito, deixa de ser um tormento.

Padova detém o título da maior praça da europa, designada de Prato della Valle. Local priviligiado para os passeios de fim de semana. Possuí também a Universidade de Medicina mais antiga da europa e a segunda Universidade mais antiga do mundo. O Palazzo della Ragione, foi o maior mercado do mundo, à época, a ser construído, data de 1218.

O centro histórico é arquitetónicamente belo, as ruas são estreitas e toda a cidade é repleta de arcadas, onde a diversidade de estilos de arcos é imensa, sendo uma das heranças da era medieval. Caminhar no centro histórico à noite dá-nos a sensação do regresso ao passado, onde a luz emitida pelos candeieiros se acemelha à luz dos antigos candeeiros a petróleo. Uma curiosidade do centro histórico é a proibição de circulaçao de carros, apenas são permitidas motos e bicicletas.

É uma cidade bastante multicultural, é frequente vere-se africanos, chineses, japoneses, indianos, pessoas de leste europeu e dos países árabes e muçulmanos.

Por toda a cidade ouvem-se sinos, melodia esta, preservada ao longo dos tempos. Num dos pequenos  canais que atravessam a cidade é possível ver alguns barcos, o que nos faz lembrar logo veneza. Os habitantes de Padova em geral são bastante simpáticos e corteses. Em suma, é uma cidade bastante agradável para se viver"



Sem comentários: