quarta-feira, julho 23, 2014

Training Course: “Structuring non formal education: an opportunity for social inclusion”



 O curso internacional "Structuring non formal education: an opportunity for social inclusion” contado pela visão do Jorge:

"Para mim foi um grande desafio uma vez que tenho algumas dificuldades com o inglês, no entanto não impediu que desse a minha opinião e que participasse nos debates e nas atividades.
Os trainers tinham bastante experiência o que fez que as coisas correcem bem. Mesmo ao nível dos tradicionais energizers só foram usados quando o grupo precisou de ser espevitado.
Uma das atividades que achei mais significativa foi o debate sobre a inclusão social, onde o grande grupo foi dividido em 3 sub grupos, em que os papeis a desempenhar foram: o grupo dos trabalhadores sociais, os deficientes motores,e o dos empregadores. De salutar, a preocupação dos trainers em corresponder às necessidades de aprendizagem dos participantes, realizaram então uma atividade onde se apurou os aspectos que cada participante gostaria de ver esclarecido neste T.C. Outro ponto a destacar tem a ver com o facto de as noites serem livres, o que fez com fossem os próprios participantes a propor dinâmicas e jogos por forma ao grupo se manter entertido e animado. Havendo também aqui uma partilha de aprendizagens.
Ao nível da aprendizagem intercultural, foi muito significativo, uma vez que no tempo livre trocàmos imensas informações acerca da realidade de cada país.

Uma tardes foi livre, o grupo aproveitou para visitar Padova, onde fiz de guia uma vez que já conhecia a cidade.
Em relação ao grupo, construiram-se afinidades e houve bastate união e entre ajuda.
Foi uma experiência muito enriquecedora e entusiasmante. Voltava repetir!"







Sem comentários: