domingo, agosto 02, 2015

BRASIL – O ultimo, de alguns dos meses mais intensos da minha vida!



Como é viajar o último, de 5 meses de viagem, pela primeira vez no Brasil? 

Uma compilação de referências, emoções e reflexões. O Brasil é imenso, a vontade de o conhecer tem a mesma proporção, mas a disponibilidade é limitada. Escolhi o Rio de Janeiro como cidade, Copacabana como bairro e a rua para referências familiares. 

O intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal é poderosíssimo. Enquanto, aos outros países cheguei com alguns estereótipos, ao Brasil cheguei com uma quantidade infindável de referências. Naturalmente, a língua! Mas as imagens, as personagens, os autores, as músicas, a comida, enfim…uma série de âncoras já presentes no meu conhecimento e imaginário. Viver a realidade é transformar parte do conhecimento, em sabedoria. 

 

A boca cheirou o bolo de fubá, a tapioca, a mandioca, o jiló, os salgadinhos, o quibe, os brigadeiros, o doce de leite, a goiaba, a bolacha de caju… A mente saboreia a maravilhosa expressão cultural, o chorinho na praça, os concertos na praia, o teatro no centro, os temas dos museus, as exposições temporárias, as bibliotecas. A mente realiza a saudade da sua língua original e absorve cada manifestação, cada expressão, cada liberdade de ação…Encontrando sistematicamente qualidade, subjetividade e factualidade histórica.

Os olhos vivem uma realização permanente quando veem o Cristo Redentor, o calçadão, as praias, as festas juninas, as favelas… Mas os olhos também olham, para os Cariocas na sua correria do dia-a-dia. Nas histórias sofridas de um povo crente e carente. Crente na maneira de amar, de trabalhar, de viver e de morrer. Ao mesmo tempo carente de alicerces, de educação, de justiça social.


As circunstâncias factuais que acompanharam esta viagem foram os pontos de partida para a minha boca, a minha mente e os meus olhos viverem a matéria-prima do mundo. Muito tempo, pouco tempo? Muito dinheiro, pouco dinheiro? No início, no meio ou no fim? Outra ordem de chegada, outra época do ano? Tudo se ilustraria diferente…

No entanto viajar sozinha é, inevitavelmente, percorrer dois mundos em simultâneo. Pela liberdade, capacidade e profundidade de reflexões. Pela liberdade, capacidade e subjetividade de relações. Pela liberdade, capacidade e perplexidade de projeções. E enquanto o mundo exterior é suscetível às escolhas, o mundo interior tem um caminho próprio e independente de tudo isso.

Como é viajar o último, de 5 meses de viagem, pela primeira vez no Brasil? 

É viver a delícia de uma chegada com sabor a partida. É estabelecer uma quantidade enorme de paralelos emocionais com um todo, é materializar uma história em contagem decrescente, mas é ainda viver a história de dentro da vida. É dar um sentido ainda maior ao aqui e agora, equilibrando o privilégio do presente e o desejo do futuro!
 


E assim termina uma viagem intensa de 5 meses. A Joana está de volta a Portugal, mas as suas memórias desta viagem continuarão espalhadas pelos 4 cantos do mundo, sempre disponíveis no Blog da Rota Jovem. Se viveste ou estás a viver uma experiência semelhante, partilha-a connosco!

 PARAGENS ANTERIORES:  Costa Rica | Guatemala | México
 
@ arrotante do momento!:

JOANA Há 27 anos que quando chamam por Joana, eu respondo. Acredito que pouca coisa acontece por acaso e gosto de escolher o caminho que piso. Entre os deportos de aventura, o desenvolvimento comportamental, o turismo e a psicologia tenho passado boas experiências e aprendizagens.. Acompanha a restante viagem em Ladybug in Latin America

Sem comentários: