quarta-feira, agosto 02, 2017

Experiência do António como SVE



O meu SVE em Cascais

Após 15 horas de voo, um dia “perdido” em Madrid e 8 horas de autocarro cheguei a Lisboa. Definitivamente, nunca me tinha sentido tão pequenino. Cheio de curiosidade, algo desorientado e ansioso por conhecer a equipa da Rota Jovem e da Cascais Jovem, enquanto esperava na estação reflectia seriamente sobre o que me tinha trazido tão longe de casa. Lembrei-me de uma série de decisões que tinha tomado uns meses antes: acabar o meu curso na Universidade e tomar um destino alternativo para crescer profissionalmente é um caminho muito limitado no meu país, Equador, e o SVE abriu-me as portas a um mundo cheio de oportunidades e experiências como voluntário.

A Elena da Rota Jovem veio-me buscar na estação de autocarros para levar-me à minha última paragem, Monte Estoril, onde agora moro com a dona Emília e a filha dela. Uma família muito pequena que me recebeu com muita amabilidade e atenção e com quem eu, com os meus escassos conhecimentos de Português, tentava comunicar-me sem muitos bons resultados.

Há mais de dois meses que estou em Portugal e já utilizei este tempo para analisar o terreno com um grande instinto explorador nesta selva de cimento e de ruas, supermercados e centros comerciais. Já visitei Lisboa, uma cidade linda e cheia de arte e cultura, única com as suas sete colinas, com a sua arquitectura, com as suas igrejas, com os museus, as tascas e os bairros tradicionalmente portugueses. Tive até a oportunidade de conhecer uma compatriota Equatoriana nas Festas do Santo António, quando milhares de turistas de todo o mundo se concentram na cidade!

O movimento de Lisboa flui sincronizado. Os autocarros, os carros, os comboios e as pessoas circulam a um ritmo quase perfeito e é possível apreciar o valor do tempo. O sol vai-se embora só às 9 da noite e isso é novo para mim. As pessoas são amigáveis e abertas e cumprimentam sempre com um sorriso. O café da manhã e o do meio-dia são irrecusáveis para os portugueses e são momentos de partilha entre amigos e de desconexão com o devir quotidiano. Os mercados locais funcionam dois dias por semana e são a melhor opção para prover-se de frutas e verduras. Nunca falham na gastronomia portuguesa o bacalhau, a sardinha e outros produtos das costas do Atlântico. Um dos meus grandes desafios é ir às compras em supermercados onde encontro um sem fim de marcas de um mesmo produto, o que me faz uma enorme confusão :)


Rota Jovem e a Câmara Municipal de Cascais têm-me acolhido como parte da sua família e com eles posso partilhar experiências culturais e laborais. Trabalho em equipa, colaboração, inclusão e responsabilidade nas actividades logísticas e na preparação de diferentes projectos são uma parte importante do meu dia a dia. É bom fazer parte de actividades que servem para impulsar o emprego jovem e doutras que têm o intuito de promover o intercâmbio cultural, com iniciativas de voluntários sobre temas como a não discriminação, a igualdade de género ou a celebração de noites interculturais. A ligação com outros voluntários também é fundamental para estreitar laços de amizade entre os jovens que participam no programa SVE e a semana que passei em Guimarães com mais 21 voluntários de diferentes países europeus foi uma aventura inesquecível!

Participar ativamente nestas actividades é uma grande ajuda para desenvolver as minhas habilidades e para adaptar-me a diferentes ambientes, a diferentes pessoas e culturas. Espero poder culminar esta viagem cheia de experiências e novos conhecimentos com mais vontade de continuar a explorar e a ajudar!

António Kaniras, Voluntário SVE do Equador

Sem comentários: