quinta-feira, agosto 03, 2017

Manual de Sobrevivência SVE



Já pensaste em aproveitar o verão para ajudar os outros, conheceres um sítio e uma cultura diferente e fazeres amigos para a vida? Sim, tudo ao mesmo tempo.
Nós sim e foi por isso que no verão passado apanhamos um avião e fomos para uma das maiores aventuras da nossa vida. Se nos arrependemos? Nem um pouco. E temos a certeza que também não te vais arrepender!
O SVE de Curta Duração “World Wide Village”, no Chipre, é como passares o verão no paraíso, rodeado de pessoas incríveis onde vais aprender imenso e não vais querer voltar para casa. Lá, mesmo que o trabalho por vezes sejas duro, fizemos memórias incríveis e vivemos experiências fantástica.
Mas, há algumas coisas que precisas de saber antes de ir, e é por isso que criamos um pequeno Manual de Sobrevivência para esta aventura.
1 – Apanhar boleia para todo o lado, ou como se diz em inglês “do hitchiking”. Eu sei, parece estranho e nada seguro. Mas, acredita, toda a gente naquele país o faz e toda a gente o aconselha, e é a maneira mais divertida e barata de conheceres todo o lado, nós podemos dizer que conhecemos quase todo o país às boleias, e foi incrível.
2 – Ir à taverna comer gelados de banana. Não é novidade que vais estar calor, é verão. Mas na taverna, que era o nosso sítio predileto para passar as tardes e noites, há gelados a 0.50€, e o de banana era o nosso pequeno vício.
3 – Dormir a sesta. Esta é importante, como trabalhamos de manhã, e queremos ter as noites para estar com os amigos e nos divertirmos, aproveita o tempo que tens entre o almoço e as atividades da tarde para dormires a sesta. Assim, vais ter imensa energia para aproveitares todos os momentos, visto que as noites lá são sempre super divertidas (embora não haja muita animação na pequena aldeia de Lysos, mas nós fizemos com que houvesse, faz tu também).
4 – Aproveita as oportunidades que a Caroline dá. Andar de cavalo? Bora! Fazer um workshop de liderança? Bora! Ajudar nos estábulos no tempo livre? Bora! Fazer proveito do espaço à frente da casa dela? Claro! A Caroline é uma pessoa incrível que vocês vão ter o prazer de conhecer e está sempre disposta a ajudar. Acredita que tivemos noites e dias excelentes na sua companhia e nos espaços dela, desde dormir ao relento no palco a andar de cavalo nas montanhas!
5 – Cuidado com os mosquitos. Leva repelente, a sério, é que os mosquitos adoram o clima do Chipre e se virem a tua pele desprotegida não vão mostrar piedade.
6 – Aproveita a comida da “Kori Kori” (rapidamente vais perceber quem é), principalmente as batatas maravilhosas. Little tip: são ótimas de madrugada.
7 – Usa calças e chapéu quando trabalhas no campo. Nós também pensamos que era exagero, mas aprendemos da pior maneira que não. Principalmente quando estás a apanhar amêndoas, visto que a parte de fora faz alergia na pele, e aleijam na cabeça, se estiver desprotegida, quando caem da árvore.
8 – Ir à piscina de Lysos. Ok, aquilo na verdade não é uma piscina, é uma pequena fonte por baixo da taverna, mas nós usamos como piscina, e temos a certeza que não te vais arrepender por também usar.
9 – Aproveita os pequenos mimos da Maro’s (vais conhecê-la logo no início e acredita que vai ser a tua segunda mãe). É uma querida e está sempre a dar coisas aos voluntários, desde comida a toda a ajuda que precisares!
10 – Fazer yoga no telhado da casa principal. No pôr do sol e com vista para o mar? Perfeito!
11 – Aproveita toda a fruta que vires nas árvores. É um país cheio de árvores de fruto nas ruas e são deliciosos!
12 – Pôr música enquanto trabalhas. Ajuda a manter o ritmo e vais divertir-te bem mais.
13 – Aproveitar as noites para socializar, dançar, divertir-te. Vais estar rodeado de gente incrível, não vais querer perder estes momentos.
14 – Deixa os italianos cozinharem. Pizza e pasta? Não tem como não gostar.
15 – Se dormires na praia leva agasalhos. Por favor não te esqueças de levar roupa quente, as noites no Chipre são frias, nós pensamos que fosse exagero e depois arrependemo-nos. Principalmente se te apetecer dormir na praia nas folgas, leva roupa quente.
16 – Go with the flow! (but not too much) Aproveita todos os momentos e diverte-te muito. Não vais querer arrepender-te de não ter feito algo.
Tira muitas fotos e vídeos e diverte-te muito. Nós divertimos e acredita que se pudéssemos voltávamos sem pensar duas vezes!

Se tiveres mais dúvidas, podes contar com a nossa ajuda.


Ana Matos, Joana Patrício e Daniela Carvalho

Sem comentários: