terça-feira, julho 14, 2015

O último carimbo francês da Inês!: "Esta experiência tem-me proporcionado um rápido crescimento"

Ainda te lembras da Inês? Com o projeto dela a terminar, aqui fica o testemunho dos últimos meses que, ouvimos dizer, já estão a deixar saudades! ;)

"Olá Rota Jovem!

Escrevo-vos novamente para vos dar conta desta minha experiência por Reims/Cormontreuil. A pouco mais de um mês para o fim do meu projecto SVE as emoções são muitas..

Esta tem sido sem dúvida uma das minhas melhores experiências. Desde o meu último relato, creio que em Fevereiro, muito aconteceu!"


As atividades no centro MAS Marc Toussaint têm sido muito diversificadas, entre as quais tive a possibilidade de visitar duas caves de champanhe com os nossos residentes, organizar uma viagem (de um dia) a Lille e visitar com alguns deles um museu de arte moderna (LAM), assim como preparar uma refeição Portuguesa durante a actividade "culinária" para lhes dar a conhecer um pouco da nossa gastronomia e cultura. 

Entre várias outras atividades fiz parte da organização da festa principal deste semestre no centro - a Festa das Famílias - para encerramento do ano. Contámos com residentes, familiares e pessoal do centro!

Para esta festa, trabalhei sobretudo na realização de uma dança com alguns residentes, sendo a responsável pela coreografia da mesma. No final, penso que o resultado foi bom e estes meses de trabalho conjunto permitiram-me estabelecer uma relação ainda mais próxima com estes residentes. 

O dia foi cheio de emoções positivas e boas surpresas, particularmente para mim e para a voluntária SVE alemã, que tem feito parte da equipa até esta semana. Foi o momento em que a instituição nos agradeceu pela nossa passagem pelo centro e nos presenteou com um pequeno cabaz de produtos típicos da região.



Em abril e maio também participei em diferentes seminários sobre SVE - uma formação/seminário sobre o SVE e Economia Social Solidária (onde pude compreender melhor a ESS e como o SVE pode contribuir para o seu desenvolvimento - e vice-versa), o seminário de avaliação a meio-termo, onde tive a oportunidade de reencontrar alguns dos jovens que havia conhecido no primeiro seminário e conhecer tantos novos amigos e finalmente, um encontro de jovens SVE no âmbito da Semana da Juventude, em Paris.

Para além de tudo isto, como a minha experiência tem sido tão diversificada, tenho também participado em ações organizadas pela minha associação de coordenação, o CRIJ Champagne Ardenne. Participei nomeadamente no "Bus de l'Europe", uma campanha sobre o que é a Europa e os diferentes programas de mobilidade. Dei o meu testemunho junto de jovens da região e comunidade em geral e estive envolvida na organização de um workshop de 2 dias ("Eurojournalistes") sobre a realização de videos de sensibilização sobre a Europa (também com adolescentes da região).





A nível pessoal, tenho tido a oportunidade de viajar bastante e conhecer melhor este belo país. Esta experiência tem-me proporcionado um rápido crescimento, uma compreensão e capacitação sobre as pessoas de mobilidade reduzida ou com algum grau de deficiência assim como o seu papel em sociedade, para além de um conhecimento sobre a Europa e seu funcionamento e também sobre o associativismo local. 

Socialmente, tem sido uma oportunidade fantástica de fazer novas e boas (creio que potencialmente douradoras) amizades, sobretudo com outros jovens SVE na região (somos um grupo muito unido, em geral). 

Um enorme obrigada à Rota Jovem, bem como ao CRIJ Champagne Ardenne e à MAS Marc Toussaint, pela possibilidade de participar neste projeto, tão enriquecedor, dinâmico, que me deixa já mesmo antes de partir, imensas saudades.

Beijinhos,
Inês"

Sem comentários: