quarta-feira, fevereiro 19, 2014

Rotas lá fora: O Carimbo SVE da Daniela


Olá!

Eu sou a Daniela, tenho 23 anos e sou de Braga. Estou a fazer SVE em Malta, no Centru Tbexbix que é um centro educativo baseado nos princípios do Neo-humanismo, ou seja, valorizando o amor pelos outros, bem como pelos animais e pelo planeta. Aqui desenvolvemos uma grande variedade de atividades para as crianças da zona que vêm para o centro depois das aulas, como arte, inglês, desporto e jogos, dança, clube de leitura, yoga, etc.

Todo o funcionamento do Centro é assegurado por voluntários SVE, por isso todos somos responsáveis por desenvolver diferentes atividades com as crianças para além de outras tarefas de modo a garantir o bom funcionamento do centro. Eu estou responsável por exemplo pelo clube de inglês, o clube de leitura, arte e yoga com as crianças e outras tarefas como fazer as compras, os horários dos voluntários, aulas de yoga para os voluntários, etc.

Até agora o meu trabalho no centro tem sido muito gratificante e tenho aprendido imenso. No início foi um grande desafio lidar com as crianças, no entanto com o tempo tem-se tornando mais fácil e tenho-me tornado mais próxima delas e percebido um pouco o impacto do meu trabalho na vida delas. Algum do meu trabalho são também coisas nas quais nunca trabalhei anteriormente pelo que tenho aprendido novas competências e experimentado uma nova forma de educação.

Estou a morar num apartamento com quatro dos voluntários e os restantes voluntários moram muito perto, o que é ótimo pois tornamo-nos muito próximos e passamos grande parte do nosso tempo livre juntos, a explorar a ilha.

Malta é bastante diferente de Portugal, principalmente do norte e tem muitas influências árabes, tanto na arquitetura como na língua e na cultura. É uma ilha pequena com imensos estrangeiros e por isso é um ambiente muito multicultural. Exceto os pouquíssimos meses de inverno é um país de sol e calor, ideal para aproveitar a praia e o mar mediterrânica, explorar a natureza e praticar desportos de aventura. Os Malteses são pessoas muito expansivas, falam muito alto e por vezes parecem até um pouco agressivos mas na realidade são extremamente amigáveis e prestáveis.



Quando cheguei senti um pouco de choque cultural por ser tudo tão diferente e estar ser alvo de tantas experiências novas, no entanto com o tempo fui-me habituando à paisagem, ao tempo, à cultura, às pessoas e a uma nova vida. A vida de um voluntário em Malta nunca é aborrecida, desde escalada, mergulho, caminhadas, acampamentos, festas, há sempre alguma coisa nova para fazer, alguém novo para conhecer, um prato novo a provar, nova música para conhecer, uma nova dança, uma nova tradição…

Desde que aqui cheguei experimentei muitas coisas novas e conheci imensa gente, de muitos países e até mesmo continentes, pessoas de várias idades, com ocupações, objetivos e estilos vida muito diferentes. Esta experiência está-me a trazer muitas aprendizagens e a fazer com que eu alargue muito os meus horizontes, reavalie as minhas crenças e valores e me torne uma pessoa mais tolerante, com uma mente mais aberta e acima de tudo mais completa.


Para mim o SVE tem sido até agora uma ótima oportunidade para conhecer melhor o mundo e principalmente a mim mesma e recomendo vivamente a toda a gente que tenha curiosidade em experimentar.

«Se também procuras a tua experiência de SVE, fica atento às sessões de esclarecimentos na Rota Jovem e consulta as vagas abertas em sve.rotajovem.com»

     

Sem comentários: